São Paulo, quinta, 28 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo conhecia todas as previsões

LUCIANA CONSTANTINO
editora-assistente da Folha Vale

O governo federal foi avisado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) sobre a ocorrência de chuvas abaixo da média no Nordeste desde outubro do ano passado.
Os boletins de informação climática, divulgados pelo CPTEC/Inpe (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) de outubro de 97 até este mês confirmam a previsão de seca.
A Folha teve acesso aos boletins, que além da escassez de chuva apontam temperaturas acima da média na mesma região, configurando um quadro de estiagem.
Técnicos do CPTEC começaram a prever a estiagem entre setembro e outubro. A partir de dezembro, a equipe passou a se convencer que o índice de chuvas ficaria abaixo da média.
Um estudo detalhado sobre as consequências do El Niño no clima do país, que também mencionava a previsão de estiagem, foi entregue pessoalmente à Secretaria de Políticas Regionais em 17 de dezembro, durante uma reunião com representantes de vários setores do governo federal.
O documento faz menção à previsão de estiagem no Nordeste no tópico sobre impactos climáticos do El Niño no Brasil.
"O norte e o leste da Amazônia e o Nordeste do Brasil são afetados pela diminuição da precipitação, principalmente entre fevereiro e maio, quando se tem a estação chuvosa do semi-árido", relata o documento.
O último boletim do Inpi, divulgado no dia 16, também utiliza o termo "seca" nas previsões.
"A previsão do modelo climático do CPTEC/Inpe está indicando, para os meses de maio, junho e julho, chuvas bem abaixo da média sobre o semi-árido do norte do Nordeste, caracterizando intensa seca sobre a região no período que inclui o último mês da estação chuvosa", informa o documento.
De acordo com o chefe do CPTEC, Carlos Nobre, todos os boletins são enviados para a Secretaria de Políticas Regionais por fax ou pelos Correios mensalmente.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.