São Paulo, quinta, 28 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONTAS PÚBLICAS
aseca é obra da natureza, mas os saques e a fome são obras da incompetência do governo federal
Para Lula, FHC é "presidente virtual"

e do enviado especial a Petrolina

O pré-candidato do PT à sucessão presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva, chamou ontem o presidente Fernando Henrique Cardoso de "presidente virtual" e disse que o governo federal é o principal responsável pelos saques e pela fome que estão acontecendo em alguns Estados nordestinos.
"A seca é obra da natureza, mas os saques e a fome são obras da incompetência do governo federal", disse. Para Lula, FHC errou ao culpar o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) pelos saques no Nordeste.
"Muito mais feio do que as imagens dos saques no Nordeste, é o presidente virtual do Brasil dar uma entrevista coletiva na frente do Palácio da Alvorada, à sombra de um carvalho, como se fosse o presidente da Suécia ou estivesse governando a Dinamarca."
Antes de embarcar para Petrolina (sertão de Pernambuco), Lula aproveitou para criticar a entrevista dada por FHC, ontem pela manhã, em Brasília. "O mundo virtual que o presidente utilizou para dar a entrevista não tem nada a ver com a realidade brasileira. Na entrevista, ele comparou o Nordeste com a Lua. Ele só não disse que no Nordeste existem homens, mulheres e crianças que estão passando fome por conta da incompetência do próprio governo."
Acompanhado do ex-governador Leonel Brizola (PDT) -que será o candidato a vice na chapa petista- e do governador Miguel Arraes (PSB), Lula chegou a Recife no início da tarde de ontem.
"O presidente é contra os saques porque as pessoas não estão deixando alimentos para que seus deputados possam utilizar de forma clientelista durante a campanha eleitoral." Lula deu um "conselho" a FHC. "Entre uma viagem para Paris e outra para Londres, o presidente deveria dar uma passadinha no Nordeste. A visita vai fazer muito bem a ele."
O pré-candidato do PT disse ainda que não acredita nas promessas de FHC. "O presidente prometeu, entre outras coisas, promover uma política de valorização para os professores. Fica muito difícil acreditar na promessa, quando a gente sabe que os professores federais estão há 1.100 dias sem receber aumento salarial."
Brizola disse que "os brasileiros estão com raiva do governo e querem mudanças".

Veto
A assessoria do pré-candidato do PT a presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, vetou a visita dele ao acampamento montado na Fazenda Catalunha, em Lagoa Grande (PE), pelo MST.
Os acampados da Catalunha, situada a cerca de 50 km de Petrolina, participaram de saque ao comércio local. O principal dirigente do MST em Pernambuco, Jaime Amorim, lamentou a não inclusão do acampamento na agenda de Lula, que chegou ontem à região.
"Queríamos muito que o Lula fosse à Catalunha, porque é o acampamento mais bonito do Brasil." Oficialmente, a visita de Lula à região de Petrolina atende a convite da CUT (Central Única dos Trabalhadores), que está promovendo na cidade o seminário "O Nordeste além da seca".




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.