São Paulo, sexta-feira, 28 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PL tira Rossi da cédula e aprova coligação com Maluf em São Paulo

RAFAEL CARIELLO
DA REDAÇÃO

O PL, que nacionalmente oficializou a aliança com o candidato petista Luiz Inácio Lula da Silva, decidiu ontem, na convenção estadual do partido em São Paulo, coligar-se com o PPB de Paulo Maluf e apoiá-lo como candidato a governador.
199 dos 201 convencionais que votaram marcaram "sim" à pergunta se o partido deveria se coligar com outro partido para a eleição no Estado. Na prática, a opção representava o apoio a Maluf -como, aliás, foi repetido todo o tempo nos discursos-, aliança que deverá ser ratificada pela executiva estadual do partido.
O nome do ex-prefeito de Osasco (Grande São Paulo) Francisco Rossi, que lançou sua pré-candidatura ao governo pelo partido, não foi incluído na cédula.
A direção do PL afirma que ele não registrou sua candidatura até 20 dias antes da convenção, como prevê o estatuto do partido.
Rossi afirma que só foi notificado da data da convenção 15 dias antes e diz ter sido vítima de "jogo sujo, safadeza e traição" dos dirigentes. Ameaça deixar o partido se não conseguir cancelar a decisão na Justiça. "O que fizeram é praticamente uma expulsão", afirmou.
O objetivo da aliança com Maluf, segundo Luiz Antônio de Medeiros, presidente regional do PL, e Valdemar Costa Neto, presidente nacional, é conseguir eleger o maior número possível de deputados federais. Dizem que a candidatura própria ou o apoio a José Genoino (PT) para governador diminuiriam as chances de elegerem uma grande bancada.
Para Medeiros, o PL pode vir a ser "um canal de colaboração" entre uma possível Presidência de Lula e um governo de Maluf em São Paulo. No momento, o traço de união entre ambos, diz, é o fato de serem "de oposição".



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Rumo às Eleições: Ciro aparece e fala em programa do PTB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.