São Paulo, Segunda-feira, 28 de Junho de 1999
Texto Anterior | Índice

Ministro britânico das Relações Exteriores, Robin Cook, diz que meta da Cimeira deveria ser anunciar para daqui a um ano um acordo para a criação de uma área de livre comércio entre os dois blocos de países

Reino Unido quer negociação imediata

ANTONIO CARLOS SEIDL
enviado especial ao Rio

O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Robin Cook, 53, representante do primeiro-ministro britânico, Tony Blair, na Cimeira do Rio disse que seu país gostaria que as negociações para a criação de uma área de livre comércio entre a UE (União Européia) e o Mercosul começassem dentro de 12 meses.
Esse anúncio, na sua opinião, deveria ser o maior objetivo da reunião de chefes de governo da UE, América Latina e Caribe. A principal mensagem do governo britânico à Cimeira do Rio é a defesa do comércio livre.
"O Reino Unido e o Mercosul compartilham o objetivo de querer um começo imediato para as negociações comerciais destinadas a aumentar o comércio entre as duas regiões. Fiquei satisfeito com a decisão a favor do início das negociações na maioria das questões comerciais e em tarifas daqui a dois anos. O Reino Unido desempenhou um papel chave pressionando para esse acordo, e reconhecemos que o resultado final deve beneficiar os dois lados", disse à Folha, ontem, no hotel Copacabana Palace, onde a delegação britânica está hospedada.
O Reino Unido quer começar tão cedo quanto possível as negociações para a remoção de todas as barreiras tarifárias e não tarifárias ao comércio mundial de bens e serviços. Segundo Cook, a Rodada do Milênio será uma oportunidade para a eliminação das restrições ao livre comércio.
Apesar de o documento final da Cimeira do Rio não estabelecer uma data-limite para as negociações com o fim de criar a área de livre comércio entre UE e Mercosul, Cook mantém a esperança de que as divergências sejam superadas à última hora, permitindo a fixação do início das negociações.
Depois de ressalvar que não poderia falar pelos seus parceiros na UE, o porta-voz de Robin Cook afirmou que o Reino Unido tem um "forte desejo" de ver o início imediato das negociações.
Como parte do aprimoramento do diálogo entre os dois blocos econômicos, o Reino Unido vai propor um grupo de trabalho entre a UE e o Mercosul com o objetivo de preparar uma proposta conjunta para a Rodada do Milênio.
Cook manteve ontem a primeira reunião entre um chanceler britânico e um cubano (Felipe Perez) desde o início do regime comunista na ilha. No encontro, os países concordaram em "desenvolver e aprofundar" suas relações diplomáticas, políticas e econômicas.
Perez disse que a Cimeira do Rio será histórica para Cuba devido à condenação por todos os chanceleres participantes de qualquer medida unilateral de comércio com efeito extraterritorial.


Colaborou Fernanda da Escóssia, da Sucursal do Rio


Texto Anterior: Condecorações: FHC e Chirac surpreendem
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.