São Paulo, Segunda-feira, 28 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONDECORAÇÕES
segurança e fazem caminhada Presidentes participaram de entrega de prêmio a escritor mexicano
FHC e Chirac surpreendem

CRISTINA GRILLO
da Sucursal do Rio

Fernando Henrique Cardoso e o presidente francês, Jacques Chirac, surpreenderam a segurança ao decidir não usar os carros oficiais e caminhar entre a sede da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) e o prédio da ABL (Academia Brasileira de Letras), onde participaram da entrega do Prêmio da Latinidade ao escritor mexicano Carlos Fuentes.
Os dois caminharam por quatro minutos, percorrendo trechos das ruas Calógeras e Presidente Wilson (no centro).
Apesar do forte esquema de segurança, que contava com soldados do Exército armados nas portarias de todos os prédios nas imediações da Firjan e da ABL, oficiais da segurança francesa que aguardavam a chegada de Chirac à Academia correram para a rua ao serem informados, por rádio, da mudança.
Ao sair, Chirac disse estar "muito contente" por participar da Cimeira. "É um dia importante para as relações entre a Europa e a América do Sul", disse.

Premiação
No salão nobre da Academia, o presidente mexicano, Ernesto Zedillo, já aguardava FHC e Chirac para a entrega do Prêmio Latinidade a Carlos Fuentes.
De Chirac, Fuentes recebeu uma escultura; de FHC, um diploma. Além disso, ganhou um cheque de cerca de R$ 100 mil.
Logo após a premiação, Ernesto Zedillo e Jacques Chirac receberam a Palma Acadêmica, a mais alta condecoração da ABL. O ex-presidente José Sarney condecorou Zedillo, e FHC entregou a comenda a Chirac.


Texto Anterior: Chanceler alemão prega união também entre sociedades civis
Próximo Texto: Reino Unido quer negociação imediata
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.