São Paulo, segunda-feira, 28 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

"Muito, muito perto"

A Rodada Doha deu "inesperada arrancada de progresso", na afirmação do "Financial Times" de hoje. A "persuasão" do Brasil foi um avanço, segundo o "Wall Street Journal" de sábado. Mas sobram obstáculos ao "pacote frágil" de sexta, afirma hoje o "Times" de Londres, ecoando, como tantos na cobertura, o blog do comissário europeu nas negociações, Peter Mandelson.
Nas agências, ontem, enunciados contraditórios. A Reuters ressaltou que a representante americana questionou a resistência dos emergentes, a saber, China e Índia. Mas também que a Organização Mundial do Comércio avalia que acordos sobre disputas históricas, caso da banana, estariam "muito, muito perto". E a agência chinesa Xinhua fechou o domingo saudando o "retorno do otimismo" diante dos "sinais de consenso". A Bloomberg foi pelo mesmo caminho.

O PRESIDENTE EM EXERCÍCIO
gallup.com
Na manchete do Drudge Report, com link para o site do Gallup (acima), "Liderança de nove pontos após turnê mundial", para Barack Obama. É a maior diferença no mês. O "New York Times" destacou que John McCain age para "limitar benefícios da viagem", enquanto Obama voltou priorizando a economia.
Quanto à suposta "arrogância" de "presidente em exercício" no exterior, como acusam os republicanos, o colunista Frank Rich escreveu que o mundo quer Obama ou qualquer um, menos George W. Bush.

A RECORD CONTRA-ATACA
mundorecord.com.br
Cabral na Record
No "Jornal Nacional" de sexta e antes no Globo Online, a operação da polícia do governador Sergio Cabral, que apóia Eduardo Paes a prefeito, achou "indício de apoio do tráfico" a um candidato da Rocinha, parte da coligação de Marcelo Crivella -que comanda a disputa no Rio e é sobrinho de Edir Macedo.
No "Jornal da Record" e antes na Record News, também sexta, a resposta na escalada: "Dirigindo o Rio: O governador Sergio Cabral faz 20 pontos na carteira, mas diz que a culpa não é dele". Ele "pode perder a habilitação".

MAIA TAMBÉM
O prefeito Cesar Maia, que apóia Solange Amaral no Rio, atirou "chumbo grosso" contra Eduardo Paes, no dizer da Veja.com. Deu link para entrevista ao "SPTV" em que Paes apóia milícia "formada por policiais e bombeiros".

PCC NÃO EXISTE
Os telejornais da Record e da Band destacaram, nas manchetes, a prisão de "advogadas do PCC" em SP.
No "JN", "Preso grupo de advogados acusados de movimentar o dinheiro do crime organização em São Paulo".

SPRJ
elpais.com
O "El País" deu foto da Agência Espacial Européia para a "região mais povoada do Brasil", com São Paulo e Rio

PROTOBLOG
blogdoprotogenes.com.br
Surgiu sábado e logo se espalhou o que foi apresentado como "blog para defender Protógenes" ou, para outros, blog escrito pelo próprio delegado


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Trecho
Próximo Texto: "Eu simplesmente emprestei o nome", afirma deputado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.