São Paulo, quinta-feira, 28 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOLHA ELEIÇÕES 2000

MINAS GERAIS
Melles concilia agenda oficial com eventos eleitorais e usa avião da FAB; ele deixou ministério após ser acusado de utilizar cargo para favorecer candidatura de sua mulher
Ministro se licencia para fazer campanha

MALU GASPAR
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Carlos Melles, do Esporte e Turismo, licenciou-se do cargo após a participação dele no programa eleitoral na TV da mulher, Marilda Melles, candidata pelo PFL à Prefeitura de São Sebastião do Paraíso (sudoeste de Minas Gerais), ser divulgada pela imprensa.
Melles, que anunciou sua decisão anteontem à noite, está sendo acusado por seus opositores de usar o cargo para eleger a mulher.
Na semana passada, ele organizou sua agenda de forma a poder participar dos eventos da campanha eleitoral de sua mulher.
Melles utilizou avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para ir a compromissos oficiais do ministério em cidades próximas a São Sebastião do Paraíso. Após os compromissos, participava de eventos da campanha da mulher.
Segundo a assessoria do ministro, ele se licenciou do cargo porque quer evitar problemas. Usar o cargo ou a máquina pública para o favorecimento de um candidato é crime eleitoral. Melles mora em São Sebastião do Paraíso e faz parte de sua rotina viajar para a cidade nos finais de semana.
O resto da semana ele costuma passar em Brasília ou em eventos do ministério. Mas, segundo a agenda oficial de Melles fornecida ontem por sua assessoria de imprensa, na semana passada as prioridades se inverteram.
Ele viajou no avião da FAB de São Sebastião do Paraíso para Brasília na terça-feira pela manhã e voltou para a cidade na quarta-feira à noite, depois de passar a tarde numa reunião ministerial no Palácio do Planalto.
O resto da semana Melles passou entre São Sebastião do Paraíso, onde participou de eventos de campanha de sua mulher, e as cidades de Varginha, Caxambu, Pouso Alegre e Ribeirão Preto (SP), todas na mesma região.
Melles foi a Varginha para discutir projetos para a reforma do aeroporto e o roteiro histórico e turístico da rota do café, segundo sua agenda. No dia seguinte, foi a Caxambu visitar obras de recuperação de estradas. À noite, esteve na abertura dos Jogos da Primavera em Ribeirão Preto.
Durante todo o resto do tempo, esteve em eventos de campanha de sua mulher. No final de semana, foi com o filho a uma exibição de cavalos promovida pela campanha de sua mulher.
Anteontem à noite, logo depois de apresentar seu pedido de licença para a campanha, Melles esteve no showmício promovido pela campanha de Marilda.
No último dia 11, o ministro apareceu no programa eleitoral na TV e prometeu facilitar a liberação de recursos federais para as obras da cidade caso sua mulher fosse eleita. Ele usou como argumento sua experiência como relator da Comissão de Orçamento e afirmou já ter conseguido R$ 1,1 milhão para o programa de casas populares na cidade.
Hoje, Melles confirmou presença na cerimônia de assinatura de um contrato para a reforma do aeroporto de São Sebastião do Paraíso. Segundo sua assessoria, o ministro não têm responsabilidade pela obra, mas foi convidado para o evento por ser da região.


Texto Anterior: Clandestinos serão deportados pelo país

Próximo Texto: Propaganda eleitoral na cidade vai ao ar com "problemas técnicos"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.