São Paulo, quinta-feira, 28 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clandestinos serão deportados pelo país

ENVIADA ESPECIAL A TABATINGA

O ministro da Justiça, José Gregori, disse que os colombianos que entrarem clandestinamente no país, fugindo das ações de combate ao narcotráfico e à guerrilha naquele país, serão deportados pelo Brasil.
Gregori disse que, em princípio, camponeses plantadores de coca, traficantes e guerrilheiros receberão o mesmo tratamento, ou seja, sofrerão processo administrativo para deportação.
Segundo ele, as fugas com alegação de motivo político serão analisadas caso a caso.
"A justificativa política é coisa a se verifica, pois todas as pessoas que não cumprem as leis arrumam pretextos para deixar de cumpri-las."
O ministro vê possibilidades reais de fuga em massa de colombianos para o Brasil, quando o governo vizinho iniciar o plano de erradicação dos plantios de coca, do combate ao comércio da droga e de repressão à guerrilha. "Quando se quer acabar com um vespeiro, fogem vespas para todo lado."
Gregori reafirmou a posição do governo brasileiro de não se envolver nas ações armadas na Colômbia, nem de autorizar a utilização do território como base de apoio para ações militares de outros países. "Não se poderia imaginar outra posição do Brasil que, em primeiro lugar, é defensor da autodeterminação dos povos."
Além disso, segundo o ministro Gregori, o governo brasileiro considera que há formas de se combater o narcotráfico sem criar outros problemas de ordem política internacional.


Texto Anterior: Operação Cobra: PF apura ação das Farc em solo brasileiro
Próximo Texto: Folha Eleições 2000
Minas Gerais: Ministro se licencia para fazer campanha

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.