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Em ano eleitoral, três das 5 principais prefeituras petistas em SP elevaram gastos com publicidade; na capital, o aumento é de 77%
Prefeituras do PT ampliam propaganda
JULIA DUAILIBI
JOSÉ ALBERTO BOMBIG
DA REPORTAGEM LOCAL
Em ano eleitoral, três das cinco
principais prefeituras do PT em
São Paulo tiveram aumento expressivo em gastos com publicidade. A cidade de São Paulo, por
exemplo, já apresenta um orçamento para publicidade 77%
maior que o previsto no começo
do ano, e Ribeirão Preto gastou
até agosto 26% a mais com propaganda do que em 2001.
Guarulhos, a segunda maior cidade do Estado, apresentou duas
suplementações neste ano. De
uma previsão orçamentária de R$
500 mil para publicidade, a prefeitura já pagou R$ 1,3 milhão e empenhou (obrigação de pagamento) outros R$ 1,6 milhão.
Excluindo São Paulo, duas das
três maiores capitais do país governadas pelo partido também
apresentaram neste ano aumento
nos gastos com publicidade em
relação ao ano passado, quando não ocorreram eleições.
As administrações municipais
petistas são uma das armas de
marketing da campanha à Presidência da República de Luiz Inácio Lula da Silva, numa tentativa
de mostrar que o PT tem experiência e sabe governar.
Por meio das lentes de Duda
Mendonça, o marqueteiro de Lula, são mostradas, no horário eleitoral, obras e projetos sociais implementados pelos municípios
administrados pelo partido.
As prefeituras de São Paulo e Ribeirão Preto são comandadas por
petistas que integram o núcleo de
poder da campanha de Lula. Antônio Palocci, de Ribeirão Preto,
pediu licença do cargo em agosto
para se dedicar à confecção do
programa de governo do presidenciável. Marta Suplicy, integrante da coordenação da campanha, tem estado na linha de frente
dos eventos eleitorais. Ambos
aparecem sistematicamente no
horário gratuito de TV pedindo
votos para os petistas.
Para efeito de comparação, a
Folha checou os gastos com publicidade das oito maiores cidades de São Paulo -cinco do PT
(São Paulo, Guarulhos, Campinas, Santo André e Ribeirão Preto) e três do PSDB (São Bernardo
do Campo, Osasco e Sorocaba).
Em São Bernado e Osasco até agora não houve aumento. No caso
de Sorocaba, a administração só
tinha o controle da previsão orçamentária, que projeta um aumento de 24% neste ano em relação a
2001 (veja quadro nesta página).
Juntos, os gastos deste ano das
cinco prefeituras do PT subiram
20% em relação ao ano passado.
Todas as informações foram
obtidas nos orçamentos das cidades ou checadas junto às respectivas secretarias de comunicação.
Santo André, Campinas, Sorocaba, São Bernardo e Osasco mantêm para este ano, em termos gerais, os gastos com propaganda
efetuados em 2001.
Em Ribeirão Preto, a prefeitura
chegou a enviar à Folha na quinta-feira uma planilha da Secretaria da Fazenda em que os gastos
com publicidade alcançavam R$
2,7 milhões até agosto. Foram
apagados da planilha os nomes
dos veículos de comunicação para
os quais a verba foi destinada.
Na sexta-feira, a Prefeitura de
Ribeirão Preto alegou que um vírus em seu sistema de informática
havia alterado os dados e enviou
novas informações. Desta vez, os
números mostravam um gasto
menor: R$ 1,4 milhão até agosto
-o que representa 26% a mais de
tudo o que foi consumido ano
passado. A publicidade das três
cidades é centralizada na pasta da
Comunicação Social, que coordena a estratégia de propaganda e as
campanhas da prefeitura.
São Paulo é um dos casos que
chamam mais a atenção. Houve
duas suplementações neste ano. A
prefeitura de Marta Suplicy havia
previsto para gastar até dezembro
R$ 22,7 milhões, que já representavam 34,7% a mais do que havia
sido orçado no ano passado.
Ainda assim, segundo dados do
Serviço de Execução Orçamentária da Câmara Municipal, o orçamento já está em R$ 40,2 milhões,
o que representa 77% a mais do
montante previsto. Deste total, R$
39,9 milhões foram empenhados.
Neste ano, devido a previsões de
queda na arrecadação do município, outras secretarias de São Paulo foram obrigadas a rever os seus
orçamentos, contendo gastos.
O município de Guarulhos, na
Grande São Paulo, comandado
por Elói Pietá, também já gastou
mais com publicidade do que a
previsão orçamentária para este
ano, que era de R$ 500 mi. A prefeitura já realizou duas suplementações para aumentar os gastos
com a propaganda de seus programas: em 9 de abril, no valor de
R$ 611.083,55, e,14 dias depois, no
montante de R$ 1.236.916.
A PG Comunicações, que detém
outras contas de prefeituras petistas é atualmente a dona do contrato de publicidade de Guarulhos. Campinas e Santo André foram as duas cidades do PT que
não tiveram aumento expressivo.
De acordo com a Prefeitura de
Campinas, o governo pretende
gastar 47% a menos do que no
ano passado, quando despendeu
R$ 2,3 milhões com propaganda.
Santo André informou que a
previsão de gastos com neste ano
-R$ 4,2 milhões- é ainda menor que os gastos do ano passado
-R$ 5,2 milhões- quando houve suplementação orçamentária
de R$ 1,05 milhão, gastos principalmente com anúncios sobre a
morte do prefeito Celso Daniel.
Suplementação no mesmo foi
cancelada neste ano.
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