São Paulo, sábado, 28 de setembro de 2002

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Em ano eleitoral, três das 5 principais prefeituras petistas em SP elevaram gastos com publicidade; na capital, o aumento é de 77%

Prefeituras do PT ampliam propaganda

JULIA DUAILIBI
JOSÉ ALBERTO BOMBIG
DA REPORTAGEM LOCAL

Em ano eleitoral, três das cinco principais prefeituras do PT em São Paulo tiveram aumento expressivo em gastos com publicidade. A cidade de São Paulo, por exemplo, já apresenta um orçamento para publicidade 77% maior que o previsto no começo do ano, e Ribeirão Preto gastou até agosto 26% a mais com propaganda do que em 2001.
Guarulhos, a segunda maior cidade do Estado, apresentou duas suplementações neste ano. De uma previsão orçamentária de R$ 500 mil para publicidade, a prefeitura já pagou R$ 1,3 milhão e empenhou (obrigação de pagamento) outros R$ 1,6 milhão.
Excluindo São Paulo, duas das três maiores capitais do país governadas pelo partido também apresentaram neste ano aumento nos gastos com publicidade em relação ao ano passado, quando não ocorreram eleições.
As administrações municipais petistas são uma das armas de marketing da campanha à Presidência da República de Luiz Inácio Lula da Silva, numa tentativa de mostrar que o PT tem experiência e sabe governar.
Por meio das lentes de Duda Mendonça, o marqueteiro de Lula, são mostradas, no horário eleitoral, obras e projetos sociais implementados pelos municípios administrados pelo partido.
As prefeituras de São Paulo e Ribeirão Preto são comandadas por petistas que integram o núcleo de poder da campanha de Lula. Antônio Palocci, de Ribeirão Preto, pediu licença do cargo em agosto para se dedicar à confecção do programa de governo do presidenciável. Marta Suplicy, integrante da coordenação da campanha, tem estado na linha de frente dos eventos eleitorais. Ambos aparecem sistematicamente no horário gratuito de TV pedindo votos para os petistas.
Para efeito de comparação, a Folha checou os gastos com publicidade das oito maiores cidades de São Paulo -cinco do PT (São Paulo, Guarulhos, Campinas, Santo André e Ribeirão Preto) e três do PSDB (São Bernardo do Campo, Osasco e Sorocaba). Em São Bernado e Osasco até agora não houve aumento. No caso de Sorocaba, a administração só tinha o controle da previsão orçamentária, que projeta um aumento de 24% neste ano em relação a 2001 (veja quadro nesta página).
Juntos, os gastos deste ano das cinco prefeituras do PT subiram 20% em relação ao ano passado.
Todas as informações foram obtidas nos orçamentos das cidades ou checadas junto às respectivas secretarias de comunicação. Santo André, Campinas, Sorocaba, São Bernardo e Osasco mantêm para este ano, em termos gerais, os gastos com propaganda efetuados em 2001.
Em Ribeirão Preto, a prefeitura chegou a enviar à Folha na quinta-feira uma planilha da Secretaria da Fazenda em que os gastos com publicidade alcançavam R$ 2,7 milhões até agosto. Foram apagados da planilha os nomes dos veículos de comunicação para os quais a verba foi destinada.
Na sexta-feira, a Prefeitura de Ribeirão Preto alegou que um vírus em seu sistema de informática havia alterado os dados e enviou novas informações. Desta vez, os números mostravam um gasto menor: R$ 1,4 milhão até agosto -o que representa 26% a mais de tudo o que foi consumido ano passado. A publicidade das três cidades é centralizada na pasta da Comunicação Social, que coordena a estratégia de propaganda e as campanhas da prefeitura.
São Paulo é um dos casos que chamam mais a atenção. Houve duas suplementações neste ano. A prefeitura de Marta Suplicy havia previsto para gastar até dezembro R$ 22,7 milhões, que já representavam 34,7% a mais do que havia sido orçado no ano passado.
Ainda assim, segundo dados do Serviço de Execução Orçamentária da Câmara Municipal, o orçamento já está em R$ 40,2 milhões, o que representa 77% a mais do montante previsto. Deste total, R$ 39,9 milhões foram empenhados.
Neste ano, devido a previsões de queda na arrecadação do município, outras secretarias de São Paulo foram obrigadas a rever os seus orçamentos, contendo gastos.
O município de Guarulhos, na Grande São Paulo, comandado por Elói Pietá, também já gastou mais com publicidade do que a previsão orçamentária para este ano, que era de R$ 500 mi. A prefeitura já realizou duas suplementações para aumentar os gastos com a propaganda de seus programas: em 9 de abril, no valor de R$ 611.083,55, e,14 dias depois, no montante de R$ 1.236.916.
A PG Comunicações, que detém outras contas de prefeituras petistas é atualmente a dona do contrato de publicidade de Guarulhos. Campinas e Santo André foram as duas cidades do PT que não tiveram aumento expressivo.
De acordo com a Prefeitura de Campinas, o governo pretende gastar 47% a menos do que no ano passado, quando despendeu R$ 2,3 milhões com propaganda.
Santo André informou que a previsão de gastos com neste ano -R$ 4,2 milhões- é ainda menor que os gastos do ano passado -R$ 5,2 milhões- quando houve suplementação orçamentária de R$ 1,05 milhão, gastos principalmente com anúncios sobre a morte do prefeito Celso Daniel.
Suplementação no mesmo foi cancelada neste ano.



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