São Paulo, sábado, 28 de setembro de 2002

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OUTRO LADO

Gasto não é eleitoral, dizem administrações

DA REPORTAGEM LOCAL

As cinco administrações municipais do PT que aumentaram seus gastos em publicidade neste ano -São Paulo, Guarulhos, Ribeirão Preto, Recife e Porto Alegre- afirmaram que o incremento não tem ligação com as campanhas eleitorais dos candidatos do partido.
Todas elas informaram que o crescimento nas despesas se deve ao fato de as prefeituras estarem atuando mais nas áreas social e de obras, o que exige um aumento na verba destinada à publicidade institucional dos governos.
Além disso, as administrações alegam que o crescimento no total de gastos com comunicação e publicidade tem por objetivo tornar as administrações mais "transparentes".
O secretário de Comunicação Social da Prefeitura de São Paulo, José Américo Dias, afirmou que na capital o aumento ocorreu, entre outros fatores, porque a administração teve que realizar uma campanha de combate à dengue.
Segundo ele, o dinheiro também foi usado na divulgação da distribuição de uniformes para alunos da rede municipal, programa citado nas campanhas dos candidatos do partido.
Dias, no entanto, descarta qualquer tipo de vinculação entre o aumento e as campanhas dos candidatos petistas. "Até porque não está havendo eleição para a Prefeitura de São Paulo", disse.
Em Guarulhos, o aumento nos gastos, segundo a prefeitura petista, ocorreu por conta de campanhas de utilidade pública, como as de vacinação, prevenção às enchentes, educação no trânsito, prevenção à dengue e matrículas nas escolas.
A Prefeitura de Guarulhos afirmou que as duas suplementações feitas neste ano foram necessárias para divulgar campanhas e programas sociais como o Bolsa-Auxílio ao Desempregado, Bolsa-Escola, Oportunidade ao Jovem e Orçamento Participativo.
De acordo com a Prefeitura de Ribeirão Preto, o aumento neste ano foi justificado, em parte, pela necessidade de uma campanha de prevenção à dengue no primeiro semestre.
Segundo a Contadoria Geral de Ribeirão Preto, a prefeitura da cidade fará um esforço para não utilizar os R$ 1,9 milhão até agora disponíveis para este ano. A meta estipulada foi de R$ 1,6 milhão, dos quais foram gastos R$ 1,4 milhão até agosto.
A administração de Ribeirão também frisou que os gastos discriminados como sendo de publicidade não incluem apenas os valores utilizados na produção de comerciais e outras peças propagandísticas da administração petista, mas também despesas, entre outras, com o "Diário Oficial" e com a manutenção da Secretaria de Comunicação Social.
A Prefeitura do Recife afirmou que a suplementação orçamentária neste ano foi necessária por conta do aumento no número de obras e de ações sociais da gestão.
A publicidade das ações públicas, lembra a prefeitura petista, é um dos princípios previstos na Constituição.
Segundo a Coordenadoria de Comunicação de Porto Alegre, o incremento da verba destinada à publicidade neste ano ocorreu devido ao grande número de ações da prefeitura sob responsabilidade da pasta, como pesquisas de opinião sobre as necessidades da população. (JD E JAB)



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