São Paulo, terça-feira, 28 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LAVOURA ARCAICA

Regime escravo

Ministério encontra e liberta trabalhadores

THIAGO GUIMARÃES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O Grupo Móvel de Fiscalização do Ministério do Trabalho libertou no final de semana 12 trabalhadores rurais mantidos em regime análogo à escravidão em uma fazenda em Santa Fé de Minas (norte de Minas Gerais).
Entre as irregularidades encontradas na fazenda, de produção de carvão, estão a falta de pagamento de salário e de condições de higiene e acomodação. Uma família libertada estava há mais de cinco anos endividada por comprar alimentos no armazém da fazenda, informou o coordenador do grupo móvel, Marcelo Campos.
Segundo a delegada da Polícia Federal em Montes Claros, Josélia Braga da Cruz, a denúncia foi feita na última quarta-feira por trabalhador que fugiu da fazenda. Ele teria andado 40 km até o município vizinho de São Romão para pegar carona até Montes Claros.
A delegada disse que foram identificados casos de agressões a trabalhadores na fazenda. O proprietário da fazenda não foi encontrado pelos auditores do Trabalho, apoiados na ação pela PF.


Texto Anterior: DNER: STJ mantém ex-dirigentes em processo
Próximo Texto: Toda mídia - Nelson de Sá: Só falta o debate
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.