São Paulo, sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petista diz que FHC não sabe se comportar como ex-presidente

DA REPORTAGEM LOCAL

Acusando o PSDB de fazer chantagem para aprovação da CPMF, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que o antecessor, Fernando Henrique Cardoso, "não soube se comportar como ex-presidente, deu palpite o tempo inteiro e não se conformou" que tenha feito o que o tucano "não conseguiu".
"FHC deveria estar feliz. Se tem um homem que deveria estar feliz, era ele, porque consegui fazer o Brasil que ele aspirou e não conseguiu", ironizou Lula, para quem FHC "sabe dar muito conselho para os outros mas não fez quando estava na Presidência".
Em entrevista ao recém-lançado Record News, Lula disse que o PSDB não apoiou a reforma política e perguntou: "Por que essa tentativa de chantagem agora com a CPMF?".
Lula afirmou que é amigo dos governadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG) e Cássio Cunha Lima (PB).
Ao falar sobre as divergências entre EUA e Venezuela, afirmou ter recomendado ao presidente George W. Bush uma política pró-ativa. "Tenho dito ao presidente Bush, e gravei num programa dos EUA dizendo isso: os EUA precisam ter uma política proativa para América Latina, os EUA precisam entender que acabou a guerra fria", afirmou Lula, frisando: "Tenho dito ao Bush, dito a todo governo americano, que está na hora de apresentarem uma política sadia e objetiva para América Latina".
Lula também descreveu conversas com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. "De vez em quando, eu falo para o Chávez e falo para o Bush. Se vocês são inimigos, por que os EUA não param de comprar o petróleo teu ou por que você não pára de vender para ele?".


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Nos EUA, Lula diz que povo tem de ver TV séria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.