São Paulo, segunda-feira, 28 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SANTA CATARINA

Luiz Henrique já fala em pacto federativo com Lula

Oposição vence Amin por 21 mil votos

JOSÉ MASCHIO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTA CATARINA

O advogado Luiz Henrique da Silveira (PMDB), 62, é o novo governador de Santa Catarina. Ele venceu o governador Esperidião Amin (PPB) com 50,34% dos votos contra 49,66%.
Luiz Henrique disse que sua primeira tarefa será trabalhar com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na "costura de um pacto federativo".
Luiz Henrique, que desfilou em um carro do Corpo de Bombeiros pelas ruas de Joinville (180 km ao norte de Florianópolis), realçou a "fidelidade" de sua cidade, de onde saiu com 76% dos votos válidos. Ele agradeceu aos "15 partidos" que o apoiaram e dedicou especial atenção ao PT.
Disse que não prometia cargo aos petistas, mas que iria solicitar aos deputados do PMDB que elegessem como presidente da Assembléia Legislativa um petista.
Luiz Henrique afirmou que iria trabalhar com os governadores eleitos pelo PMDB no Sul do país "para reforçar um pacto federativo e fazer uma reforma fiscal e tributária no Brasil".
Segundo ele, a primeira conversa com Lula será sobre o "reforço à idéia do necessário pacto federativo para governar o Brasil".
Quando eram apurados 99,01% dos votos, com uma diferença de 17.972 votos pró Luiz Henrique, o governador Esperidião Amin, em coletiva, admitiu a derrota.
Segundo Amin é impossível "que uma trajetória democrática colecione somente a vitória". Ele pediu palmas para seus correligionários e disse compartilhar "a tristeza, até pela diferença caprichosa dos votos".
Amin fez questão de ressaltar que a transição seria feita com "clareza e transparência". Ele cumprimentou Luiz Henrique e o parabenizou pela "vitória democrática". É a primeira derrota de Esperidião Amin em eleições em Santa Catarina.
O governador eleito acompanhou as apurações de sua casa, em Joinville (norte de SC), em contato direto com assessores e militantes do PMDB, que estavam postados na sede do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).
Advogado e professor, Luiz Henrique começou sua carreira política em 1973, no MDB (Movimento Democrático Brasileiro) como deputado estadual. Foi prefeito de Joinville por três vezes, abandonando o cargo na sua última gestão para ser candidato ao governo catarinense.
Eleito cinco vezes deputado federal, foi ministro de Ciência e Tecnologia entre 1987 e 1988 no governo José Sarney. Foi também presidente nacional do PMDB entre os anos de 1993 e 1995.
Depois de apoiar a candidatura José Serra (PSDB) no primeiro turno, Luiz Henrique trocou de palanque no segundo turno e apoiou Lula. Ele se disse magoado com o fato de Serra ter "preferido o palanque da oligarquia", ao fazer campanha com Amin no primeiro turno em Santa Catarina.
Luiz Henrique chegou a ser cogitado para ser o vice de Serra na disputa presidencial.


Texto Anterior: Polícia prende acusados de comprar votos
Próximo Texto: Amapá: Góes vence e impede reeleição do PT
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.