UOL

São Paulo, terça-feira, 28 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Movimento é herdeiro da 2ª Internacional

DA REDAÇÃO

A Internacional Socialista surgiu em 1951 como uma coligação de partidos socialistas e social-democratas de vários países. Representou a retomada da Segunda Internacional -a primeira surgiu em 1864 e durou até 1876-, fundada em 1889 e extinta em 1914 devido a divergências internas.
No começo do século 20, líderes comunistas, como Vladimir Lênin (1870-1924), abandonaram a Segunda Internacional e passaram a acusar seus dirigentes -entre os quais se destacava o social-democrata alemão Karl Kautsky (1854-1938)- de trabalhar contra a revolução operária.
Kautsky acreditava que o socialismo seria alcançado pela via democrática e num país capitalista já industrializado, como a Alemanha ou a Inglaterra.
Já Lênin defendia a via revolucionária e argumentava que a tomada do poder pelos operários num país atrasado, como a Rússia, impulsionaria a revolução nos países avançados. Às vésperas da Revolução Russa de 1917, ele aconselhava seus correligionários a não se aliarem aos social-democratas.
As divergências se acentuaram quando começou a Primeira Guerra Mundial. Os principais partidos da Segunda Internacional deram apoio aos governos de seus respectivos países. Essa posição nacionalista contrariava o caráter internacionalista pretendido pelos comunistas, para quem os movimentos operários deveriam se opor à guerra.
Depois da guerra, os leninistas fundaram, em 1919, a Terceira Internacional -também chamada de Internacional Comunista ou Comintern. Em 1943, o ditador soviético Josef Stálin (1879-1953) a dissolveu, em acordo com seus aliados capitalistas na guerra contra a Alemanha de Hitler.
A Segunda Internacional também foi aos poucos se rearticulando, mas só depois da Segunda Guerra Mundial se recompôs de fato. O movimento não prega a revolução socialista ou comunista, mas reformas que, sem romper com o sistema capitalista, elevem o nível de vida das pessoas mais pobres. Por essa razão, seus integrantes são frequentemente chamados de reformistas.
Existe também a Quarta Internacional, que reúne partidos de orientação trotskista, defensores da via revolucionária. O nome deriva do comunista russo León Trotsky (1879-1940), que participou da Revolução Russa, mas foi perseguido por Stálin e morto por um agente seu no México por divergir de sua orientação política.


Texto Anterior: Esquerda no divã: Integração mundial ameaça a soberania do país, diz Lula
Próximo Texto: Frases
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.