São Paulo, quinta-feira, 28 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para prefeita, mídia "está toda contra" ela

DA REPORTAGEM LOCAL

A candidata Marta Suplicy (PT) mostrou-se irritada ontem, durante entrevista à "Rádio Eldorado", com a imprensa. "É muito duro trabalhar com a imprensa toda contra", disse.
Para justificar sua afirmação, a petista citou um relatório do Observatório Brasileiro de Mídia, segundo o qual ela teve 40,36% de notícias negativas, enquanto José Serra (PSDB), 14,06%.
A medição também lhe é desfavorável em termos positivos: segundo a prefeita, ela foi citada de forma positiva em 15,24% das reportagens, e Serra, em 41,09%. Os dados referem-se ao período de 4 a 10 de outubro.
"Em relação à campanha, a cobertura é totalmente enviesada, desigual, preconceituosa e, nos três anos e meio que estivemos [na prefeitura], eu diria que não foi muito melhor." Marta disse que a aprovação a sua gestão, considerado ótimo ou bom por 48% dos eleitores, segundo o Datafolha, não se transformou em votos porque "antes não tinha condição de expor realmente o trabalho que foi feito". Para ela, ao mostrar "tudo que foi feito, a administração passou a ser reconhecida."
Apesar de Marta dizer que não teve como mostrar o que fez, confirmado o uso de toda a verba destinada para publicidade no orçamento deste ano, a atual administração municipal terá um gasto de R$ 159,6 milhões -um aumento de 6% sobre as despesas em publicidade da gestão do ex-prefeito Paulo Maluf (PP).
Questionada por que considera que a imprensa é contra ela, Marta disse: "Não tenho a menor idéia. Acho que vocês têm de conversar com os donos da imprensa para saber o que se passa. Não estou aqui para dar explicação porque eles têm esse preconceito."
A candidata petista disse que o que mais lhe incomodou na campanha "foram os jornais e a cobertura parcial" e voltou a afirmar que a campanha foi "sórdida" -sem citar nomes ou situações.

Plágio
Anteontem, a Justiça Eleitoral mandou recolher jornal apócrifo com características gráficas que imitam as do "Agora", publicação da empresa Folha da Manhã, que também edita a Folha. Intitulado "São Paulo Verdade", traz pseudo-reportagens em favor da administração de Marta. A coordenação de imprensa da campanha de Marta admitiu a responsabilidade da coligação. (CG)


Texto Anterior: Campanha: Blitz de Alckmin prejudica trânsito, diz Marta
Próximo Texto: Política econômica de Lula derrotará Marta, diz sociólogo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.