São Paulo, quinta-feira, 29 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reportagem com foto rendeu 1ª advertência

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A primeira advertência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ministro José Dirceu (Casa Civil) ocorreu na fase de transição do governo FHC para o do PT.
Depois de ver numa revista uma foto de Dirceu enrolado na bandeira do Brasil e uma reportagem retratando-o como o homem forte do novo governo, Lula mudou a decisão já tomada de nomeá-lo chefe da equipe de transição, passando a função para Antonio Palocci Filho e Luiz Gushiken. Palocci virou o chefe. Gushiken, o sub. Dirceu ficou com a política.
Ainda na transição, Lula desaprovou o acordo que Dirceu fez com a antiga cúpula do PMDB para dar ao partido os ministérios da Integração Nacional e das Minas e Energia. Simplesmente ignorou o acerto, deixando Dirceu mal no episódio.
Ao longo de 2003, Lula também desautorizou o ministro da Casa Civil. Num episódio, chegou a dar ""um gelo" de 10 dias no ministro e a dizer com ironia em uma reunião que um assunto abordado por Dirceu era da alçada presidencial. (KA)


Texto Anterior: Longe do gabinete: Lula vai enquadrar Dirceu por "atropelar" ministros
Próximo Texto: Alencar pede palmas a chefe da Casa Civil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.