São Paulo, quinta-feira, 29 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RESPONSABILIDADE FISCAL

Judiciário não deve decidir sobre corte em orçamento dentro do prazo


O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Carlos Velloso, sinalizou que o Judiciário não tomará decisão até sexta-feira sobre o corte em seu orçamento. Com isso, será descumprido o prazo previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal e recomendado pelo governo por meio de decreto.
"Não estou preocupado com esse prazo. Estou preocupado em fazer um ato que importe um corte correto. Essa é a minha grande responsabilidade", disse o presidente do STF.
Segundo Velloso, a razão do provável atraso serão viagens dele e do presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), ministro Paulo Costa Leite, marcadas para hoje. "A decisão ficará possivelmente para a próxima semana", disse.
O presidente do STF irá ao Rio de Janeiro, onde dará uma aula magna na PUC (Pontifícia Universidade Católica). Já o do STJ participará, em Recife, da posse do novo presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª região.
Em decreto publicado na última sexta-feira, o governo indicou a necessidade de corte de R$ 78,5 milhões no Judiciário. A cúpula do Judiciário da União reagiu pedindo informações sobre os parâmetros usados para a indicação desse valor.
A Lei de Responsabilidade Fiscal obriga cada Poder a prestar contas bimestralmente e a reduzir despesas sempre que houver queda na expectativa de receita ou aumento de gastos.
Por ela, o ajuste deve ser feito nos 30 dias subsequentes ao bimestre em que a prestação de contas tiver revelado a necessidade de redução de gastos.
Há cinco semanas, o STF julgou essa norma constitucional e decidiu suspender, por liminar, o trecho que autorizava o Executivo a fazer cortes quando os outros Poderes não tomassem essa iniciativa por conta própria.
Velloso disse que a decisão do plenário sobre a validade da norma deverá ser mantida. "Quando o Supremo decide a respeito de determinado artigo, a tendência é não voltar atrás."
(DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)


Texto Anterior: Fórum Social Mundial: Organizadores vão discutir a Alca
Próximo Texto: Panorâmica - Rio de Janeiro: PT vai ao TRE contra programa de Garotinho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.