São Paulo, segunda-feira, 29 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidenciável faz elogio a Lula em reduto petista

José Nascimento/Folha Imagem
Multidão acena bandeiras da Força Sindical em show promovido em Santo André, reduto petista


DA REPORTAGEM LOCAL

Em discurso realizado em Santo André, cidade governada pelo PT, o pré-candidato à Presidência da República pelo PPS, Ciro Gomes, elogiou o seu adversário do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.
"Estou aqui para pedir a vocês não que votem em mim, porque eu não mereço ainda, porque vocês não me conhecem ainda direito. Mas estou pedindo a vocês que prestem atenção no que vai acontecer no debate eleitoral depois da Copa do Mundo", afirmou Ciro. "Mas o brasileiro que vota no Lula vota num homem sério, num homem que quer mudar."
Depois, Ciro disse ainda que, se tivesse de participar de um debate sobre programas de governo ou mesmo de uma conversa com Lula, o faria "numa boa". "Até dava um beliscão na barriga dele."
O presidenciável do PPS tem centrado suas críticas no candidato tucano José Serra, a quem chamou mais de uma vez nesta semana de "mala difícil de carregar". Desta forma, visa atrair apoio de setores do PFL contrários à candidatura Serra e garantir uma vaga no segundo turno contra Lula.
Segundo última pesquisa Datafolha, Lula tem 32% das intenções de voto. Serra aparece com 22%, e Anthony Garotinho (PSB) e Ciro com 16% e 13%, respectivamente.
No palanque, Ciro agradeceu ao prefeito petista da cidade, João Avamileno, por ter sido "muito gentil" por não mencionar o candidato dele, que é um brasileiro que merece respeito de todos os brasileiros, referindo-se a Lula. Avamileno havia feito anteriormente um discurso durante o qual pediu "reflexão" dos eleitores neste ano na hora de votar.
Para uma platéia de cerca de 50 mil, segundo a Polícia Militar, que estava mais compenetrada nos shows de bandas populares do que no discurso político, Ciro falou da "lindeza dos negros da Fat Family" e da "maravilha do canto sertanejo de Leonardo".
O presidenciável cantou uma música, acompanhado pelo coro do público. O refrão dizia: "Abençoa, Senhor, as famílias, amém. Abençoa, Senhor, a minha [família] também".
Em dois momentos durante o seu discurso, Ciro foi interrompido pela platéia, que gritava o nome de sua namorada, a atriz Patrícia Pillar. Somente na primeira vez, Ciro agradeceu rapidamente e disse que ela estava se curando. Patrícia faz tratamento para cura de um câncer de mama. (JD)


Texto Anterior: Rumo às eleições: PDT e PTB podem romper a aliança com PPS nos Estados
Próximo Texto: Pré-candidatos passam por "sabatina"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.