São Paulo, sexta-feira, 29 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índios fecham campo de pouso contra ação da PF

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BOA VISTA

Os índios contrários à homologação contínua da reserva Raposa/Serra do Sol, em Roraima, se dividiram sobre a decisão que devem tomar em relação à libertação dos quatro policiais federais mantidos como reféns desde a última sexta-feira.
Na comunidade do Flechal, em Uiramutã, onde estão os reféns, os índios radicalizaram e fecharam o campo de pouso para aviões, para dificultar uma eventual ação de resgate da Polícia.
O acesso por terra à comunidade já estava bloqueado. Enquanto isso, lideranças da Sociedade de Defesa dos Índios Unidos do Norte de Roraima (Sodiur) aceitaram ontem iniciar uma negociação com a Polícia Federal.
O presidente da Sodiur, José Novais Pereira da Silva, aceitou convocar uma reunião entre as lideranças indígenas, o superintendente da PF no Estado, José Francisco Mallmann, e o coordenador da Operação Upatakon ("nossa terra", em macuxi), delegado Osmar Tavares de Melo.
Melo coordena os mais de 250 homens da Polícia Federal deslocados para a Raposa/Serra do Sol depois da homologação da reserva feita pelo governo federal. Foi a presença deles que provocou a revolta dos índios e o seqüestro do delegado Alexander Biegas e três policiais federais.
(JOSÉ MASCHIO)


Texto Anterior: Qustão indígena: PF prepara resgate dos 4 reféns de índios
Próximo Texto: Severino apóia ação antidecreto, diz governador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.