São Paulo, quarta-feira, 29 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serra não é clone de FHC, diz Nizan

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

"Nem colar, nem esconder." Essa é a forma como Nizan Guanaes, marqueteiro de José Serra, pré-candidato do PSDB ao Planalto, diz pretender tratar o papel do presidente Fernando Henrique Cardoso na campanha.
Para chegar ao segundo turno, Serra precisa dos votos dos que desejam um candidato ligado ao governo, fatia de 20% a 25%, a depender da pesquisa. No entanto, para ganhar, o tucano precisa pescar votos na fatia de mais de 60% que preferem um candidato sem ligação com o presidente.
Para ilustrar o dilema, um tucano brinca que Serra deveria ser totalmente FHC no primeiro turno e totalmente anti-FHC no segundo. Logo, seu discurso terá algum grau de ambiguidade.
"O Serra não é clone do Fernando Henrique nem eles são univitelinos. Não há o que esconder, porque Serra é o candidato do governo. E não há o que colar, porque ele possui suas características e tem dito de público que fará mudanças", afirma Nizan.
Para o marqueteiro, "é um falso dilema colar ou não colar". As más notícias na economia serão administradas como crises passageiras: "Se for mantido o rumo, coisa que o Serra é o mais preparado para fazer, será possível vencer turbulências", diz ele.
Ou seja, mais uma vez, a exemplo da disputa em 98 entre FHC e o petista Luiz Inácio Lula da Silva, a campanha governista terá o mote segurança versus risco.
Como acertado entre FHC e Serra, o pré-candidato terá espaço para marcar diferenças. Em contrapartida, o presidente deixou claro não ter margem para mágica econômica, como quer o entorno do pré-candidato. FHC, por exemplo, não pressionou o Conselho de Política Monetária a baixar os juros, como queria Serra. A taxa básica do Banco Central continuou em 18,5% ao ano. Para os serristas, sem queda dos juros, a economia caminhará para a recessão. (KENNEDY ALENCAR)



Texto Anterior: PSDB muda tema de propaganda
Próximo Texto: Pronto-Socorro: Serra e Rita pedem ajuda aos médicos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.