UOL

São Paulo, quinta-feira, 29 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo distribui cartilha com "10 motivos" para aprovar as reformas

RANIER BRAGON
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Dando sequência à ofensiva para garantir a fidelidade e a unidade da base aliada na votação das reformas tributária e da Previdência, a liderança do governo na Câmara dos Deputados começa hoje a distribuir aos aliados, em todo o país, cartilhas contendo "os dez motivos" pelos quais as reformas merecem ser apoiadas.
Elaboradas pelo deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), líder do governo na Câmara, com assessoria do ministério da Fazenda, as cartilhas trazem tópicos como "não faz sentido um trabalhador aposentado ganhar mais do que um da ativa", "é preciso sanear as contas públicas para que os juros caiam", e "a proposta não atinge significativamente os servidores".
O objetivo é dar unidade ao discurso e demonstrar mais uma vez que o governo exigirá fidelidade da base aos textos que estão, por enquanto, sob análise da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara.
Integrantes de vários dos partidos da base têm discordâncias em relação a pontos das reformas e estão na mira de enquadramento do governo.
"O texto servirá de orientação aos líderes [dos partidos da base aliada] para que eles defendam as reformas em suas bancadas e na sociedade", disse Rebelo.
Outro objetivo da iniciativa é tentar desviar o foco de discussão para o mérito das reformas, tirando-o dos temas criados em torno das críticas feitas pelos dissidentes. Dirigentes do PT avaliam que a balbúrdia em torno dos radicais da legenda -contrários a vários pontos das emendas constitucionais- vem impossibilitando a apresentação de reais propostas de alteração aos textos.
Os primeiros a receber as cartilhas serão os líderes dos partidos alinhados ao governo. Eles poderão sugerir mudanças. Após a primeira triagem, os textos serão enviados também aos governadores e às bases aliadas nos Estados.


Texto Anterior: Base governista rejeita emenda do PSDB que elevaria mínimo a R$ 252
Próximo Texto: No Ar - Nelson de Sá: De forma personalíssima
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.