UOL

São Paulo, quinta-feira, 29 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TENSÃO NO CAMPO

Protesto foi feito por sem-terra ligados à CUT e ao MST no RS

Grupo invade fazenda da Souza Cruz

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Cerca de 5.000 integrantes da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e da Via Campesina -organização internacional de pequenos agricultores à qual está ligado o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)- invadiram ontem a fazenda Boa Vista, na BR-471, em Rio Pardo (150 km de Porto Alegre), na divisa com Pantano Grande.
A área pertence à fabricante de cigarros Souza Cruz.
A ação, que foi da manhã ao início da tarde, faz parte da Jornada Nacional de Luta por Terras, Trabalho e Direitos Sociais.
Segundo os organizadores, é inadmissível que uma empresa estrangeira tenha milhares de hectares sem produzir, enquanto existem mais de 17 mil plantadores de fumo sem terra na região do Vale do Rio Pardo.
O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) diz já ter feito vistoria na área e a considerou produtiva -portanto, fora da reforma agrária.
A jornada é organizada pela CUT, por federações, sindicatos de trabalhadores (urbanos e rurais) e pela Via Campesina.
Encerrada a invasão, os manifestantes seguiram para Santa Cruz do Sul (148 km de Porto Alegre), pólo nacional do fumo, onde protestaram. "É importante estarmos sempre mostrando nosso inconformismo", diz o coordenador do MST Mário Lill.
O coordenador da Via Campesina Paulo Faccioni critica a "vergonha nacional" de, no Brasil, haver, segundo ele, 120 milhões de hectares de terras que não produzem. Enquanto isso, "56 milhões de pessoas passam fome": "No RS são 120 mil famílias de sem-terra no campo. Se os 838 latifúndios maiores de 2.000 hectares fossem desapropriados, já seria suficiente para assentar 110.585 famílias".


Texto Anterior: Fogo amigo: Ciro afirma que Fome Zero é "caridade"
Próximo Texto: Judiciário: Senado aprova 3 novos ministros para o STF
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.