São Paulo, domingo, 29 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros no Japão tratam Lula como astro pop

DO ENVIADO ESPECIAL A NAGÓIA

Ontem, em Nagóia (Japão), o presidente Lula foi furiosamente beijado e abraçado por onde passou. "Lula, cadê você, eu vim aqui só pra te ver", cantavam algumas centenas de brasileiros no Centro de Indústria e Comércio da cidade. Crianças choravam ao serem pegas no colo pelo petista. Outras gritavam ao avistá-lo. O presidente foi recebido como um astro pop.
O Japão abriga cerca de 280 mil brasileiros. Trata-se da terceira maior comunidade estrangeira no país, depois da coreana e da chinesa. A imensa maioria é descendente de japoneses que emigraram para o Brasil no século passado. Só em Nagóia, vivem 34 mil brasileiros.
Numa exposição de empresas brasileiras, Lula assistiu a uma apresentação de japoneses cantando músicas do Brasil e praticando capoeira. Ele se reuniu com líderes comunitários e prometeu manter contato com as autoridades japonesas para melhorar as condições de trabalho dos brasileiros, ou dekasseguis, como são conhecidos em japonês -eles não têm, entre outros direitos, acesso à seguridade social e a férias remuneradas.
Empolgado, Lula revelou um desejo ao falar com os brasileiros em solo japonês: "Que um dia todos vocês possam regressar ao Brasil, com possibilidade de ter empregos, com a possibilidade de levar a vida de vocês com a dignidade que todos nós precisamos levar".

Texto Anterior: Lula faz reunião emergencial para conter CPI e crise política
Próximo Texto: Janio de Freitas: O nome da crise
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.