São Paulo, quinta-feira, 29 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TCE contesta contas de novo tesoureiro do PT

DA REPORTAGEM LOCAL

Escolhido pelo PT para ser o tesoureiro do partido "pós-mensalão", o petista José de Filippi Júnior demonstra dificuldades para fechar as próprias contas na Prefeitura Diadema. O petista recebeu parecer desfavorável em três julgamentos ocorridos no Tribunal de Contas do Estado (TCE) -em 2001, 2002 e 2003. O processo de 2003 ainda cabe recurso.
Um dos fundadores do PT no ABC, Filippi foi confirmado anteontem como tesoureiro, após serem sondados também os prefeitos petistas Newton Lima (São Carlos) e João Avamileno (Santo André).
De acordo com o TCE, Filippi aplicou na educação em 2001, seu primeiro ano de governo, um percentual inferior ao determinado por lei: dos 25% obrigatórios, o petista aplicou 21,77%. No ensino fundamental, dos 15% exigidos, destinou 8,11%. Essa aplicação inferior está sendo investigada pelo Ministério Público Estadual, que informou aguardar o envio pelo TCE do parecer final.
Em 2002, entre outros problemas apontados pelo TCE, mais uma vez o investimento na educação foi insuficiente. Dos 10% obrigatórios para aplicação no ensino infantil, a prefeitura aplicou 6,3%.
Filippi também recorre de uma decisão do TCE que considerou irregular a contratação, sem licitação, de um centro universitário para implantação de projeto de gestão administrativa. O valor de contrato é de R$ 2,2 milhões.
O prefeito é investigação ainda pela Promotoria por ter colocado outdoors sem informar os custos e os prazos da publicidade, contrariando a legislação do município. Por ter foro privilegiado, o caso está sendo investigado pela Delegacia Seccional de Diadema.
Filippi também foi investigado pela contratação de empresa de transporte público, por suposto favorecimento a uma das concorrentes, mas o inquérito foi arquivado no ano passado, sem provar irregularidades.
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Diadema informou que medidas foram adotadas para cumprir as "ressalvas" apontadas pelo TCE e que está recorrendo dos processos.


Texto Anterior: PC do B pedirá que presidente altere rumo da economia
Próximo Texto: Prefeito diz que Câmara votou contas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.