São Paulo, segunda-feira, 29 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

PESQUISA

Parecer de Procuradoria defende liminar que proibiu divulgação de dados da CNT
Um parecer da Procuradoria Geral Eleitoral divulgado ontem sugere que seja mantida a liminar (sentença provisória) que proibiu a divulgação da pesquisa eleitoral do instituto Sensus sobre a intenção de voto dos candidatos à Presidência da República.
A pesquisa foi encomendada pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes).
No sábado, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) proibiu a divulgação da pesquisa, atendendo a pedido da coligação Grande Aliança (PMDB-PSDB), do candidato tucano José Serra.
O instituto de pesquisa Sensus recorreu. Com isso, o caso foi parar na procuradoria.
O parecer de ontem foi assinado pelo vice procurador-geral eleitoral, Paulo da Rocha Campos.
No pedido encaminhado ao TSE na semana passada, a coligação Grande Aliança alegou que parte das perguntas feitas pelos pesquisadores trata de forma desigual os candidatos.
O tribunal reconheceu a desigualdade de tratamento. Segundo o TSE, a pesquisa, que seria divulgada hoje, tinha perguntas sobre a influência de três candidatos à vice-presidente na campanha presidencial, enquanto há seis candidaturas registradas.
Com o parecer da procuradoria, a decisão sobre o recurso da Sensus deve sair nos próximos dias.
O recurso do Sensus foi apresentado pelo advogado Torquato Jardim, ex-ministro do TSE.
Na avaliação do advogado, ao proibir a divulgação da pesquisa, o tribunal aumentou o interesse dos eleitores pelo resultado.
"Foi a melhor coisa que aconteceu. Mesmo com a proibição, o Brasil inteiro já sabe o resultado", disse Jardim.
Segundo ele, mesmo havendo possibilidade de recurso, a CNT e o instituto Sensus não pretendem seguir com o processo para divulgar a pesquisa. "Serão números velhos, é melhor fazer outra pesquisa", afirmou.
Clésio Andrade, licenciado da presidência da CNT (Confederação Nacional dos Transportes), apóia o candidato Ciro Gomes (PPS), que vem crescendo nas últimas pesquisas de intenção de voto.
(DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)



Texto Anterior: Governador acompanhou cerimônia de distribuição de 70% dos veículos
Próximo Texto: Justiça: Candidato à sucessão em Roraima é preso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.