UOL

São Paulo, terça-feira, 29 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretário diz que ações podem ter sido manipuladas

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Eduardo Soares, declarou ontem em Belo Horizonte (MG) que a suspeita de infiltração política em movimentos sociais é uma "hipótese plausível", que será investigada pelas instituições responsáveis pela segurança pública no país.
O governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) já disse suspeitar de ingerência política nas manifestações e nas invasões dos últimos dias.
Segundo Soares, ações recentes articuladas pelo MST e por grupos de sem-teto acabaram tendo impacto negativo na opinião pública e por isso poderiam estar sendo incentivadas por pessoas estranhas aos movimentos para enfraquecê-los.
"[A infiltração] é uma hipótese plausível. É preciso sempre considerá-la, porque muitas vezes verificamos que há certos acontecimentos que são tão negativos para os próprios movimentos que nós nos perguntamos se esses eventos não foram, de alguma forma, provocados por aqueles que justamente desejam a ruína do movimento", declarou.
Soares afirmou que a preocupação com o recrudescimento da violência pelos movimentos já alcançou a esfera federal, mas descartou riscos à ordem democrática. (THIAGO GUIMARÃES)


Texto Anterior: Visita
Próximo Texto: Ministro vê desemprego como uma das causas da tensão social
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.