São Paulo, terça-feira, 29 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercadante e Quércia evitam atacar Serra em debate na TV

DA REPORTAGEM LOCAL

Aloizio Mercadante (PT) e Orestes Quércia (PMDB) evitaram atacar diretamente José Serra (PSDB) no debate promovido pela TV Bandeirantes entre os candidatos ao governo de São Paulo ontem. A tarefa de criticar o tucano ficou a cargo dos nanicos Carlos Apolinário (PDT), Cláudio de Mauro (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL). Quércia e Mercadante também relutaram em trocar alfinetadas entre si.
Serra não foi ao programa. Sua cadeira ficou vazia, tal como as referências vagas que Mercadante e Quércia fizeram a ele. O petista preferiu associar Serra ao governo de Fernando Henrique Cardoso no Planalto (1995-2002) e às gestões Geraldo Alckmin (2001-2006) e Mario Covas (1995-2001) no Palácio dos Bandeirantes. Quércia se concentrou em aspectos pontuais, como rodovias.
Um dos exemplos da estratégia de Mercadante foi a explicação oferecida à ausência de Serra no debate: o petista afirmou que o tucano não foi ao evento porque tem dificuldades para responder pela gestão dos antecessores do PSDB, em especial na segurança pública.
Mercadante também fez elogios ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tal como no horário eleitoral na televisão, e louvou os números do governo federal na economia, tentando se ligar a eles.
O único disposto ao confronto foi Apolinário, que resumiu seu propósito em uma frase: "Quero pegar o Serra". Ele afirmou, entre outros, que caso Serra seja eleito e mantenha a progressão continuada na educação cumprirá o papel de "exterminador do futuro".
Pesquisa Ibope divulgada ontem pelo jornal "O Estado de S. Paulo" mostra que Serra reverteu a tendência de queda. Ele venceria no primeiro turno se a eleição fosse hoje. Serra subiu de 43% para 46%, Mercadante passou de 15% para 18% e Quércia oscilou de 9% para 8%. (LEANDRO BEGUOCI E ROGÉRIO PAGNAN)


Texto Anterior: Eleições 2006/Regras do jogo: Tribunais regionais negam candidatura a 1.535 políticos
Próximo Texto: Justiça: TRE do Distrito Federal proíbe veiculação de conversa de Roriz
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.