São Paulo, Domingo, 29 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

são paulo VIOLÊNCIA
Policiais foram reconhecidos por jovem que escapou
PMs são acusados de assassinar
dois jovens em São Bernardo

da Reportagem Local

A entidade internacional de direitos humanos Human Rights Watch vai cobrar da polícia rigor e agilidade na apuração do assassinato de dois jovens anteontem, um de 15 anos e outro de 20, em São Bernardo (Grande SP). Quatro PMs, entre eles um tenente, são acusados pelas mortes.
O crime começou por volta das 3h30, na rua Jurubatuba, no centro de São Bernardo. Os policiais suspeitos estavam em serviço.
De acordo com A.A.S., 16, o único sobrevivente, ele e mais dois amigos estavam andando quando foram abordados por um carro do 6º Batalhão da PM. Eles foram levados para a estrada do Montanhão, na periferia da cidade.
Em depoimento, A. disse que ele e seus amigos foram obrigados a tirar as roupas e a ficar olhando para as armas dos policiais.
Em seguida, os quatro PMs começaram a disparar contra os três. Os corpos foram deixados em um matagal. A. se fingiu de morto e, mesmo baleado, foi a pé até o hospital, onde foi medicado.
Após o crime, a Corregedoria foi acionada e A. foi ao 6º Batalhão da PM. Lá, ele reconheceu quatro policiais.
Foram presos em flagrante o tenente Emerson Roberto de Sisto, o cabo Vagner Pinheiro e os soldados Ivair Souza Júnior e Izaias da Silva. Eles negam o crime. As armas dos suspeitos foram apreendidas para a realização de exames periciais. "Vamos exigir a apuração rigorosa", disse o diretor no Brasil da Human Rights Watch, James Cavallaro.
A.A.S. está desde a manhã de ontem sob cuidados de duas entidades que cuidam dos direitos de adolescentes em São Bernardo.

PM morto
O PM Marco Aurélio Pires de Moraes, 30, foi morto às 3h de ontem próximo a uma favela em Heliópolis. Ele foi o oitavo PM assassinado desde sexta-feira da semana passada. Com ele, já são 23 PMs mortos neste mês.










Texto Anterior: Janios de Freitas: Um papel por definir
Próximo Texto: Lula defende uma nova Constituinte
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.