São Paulo, quinta-feira, 29 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÁFIA DO LIXO

Polícia Civil quer prisão preventiva de 4 dos acusados

DA FOLHA RIBEIRÃO

A Polícia Civil de Ribeirão Preto (SP) pedirá hoje à Justiça a prisão preventiva de quatro envolvidos no inquérito que investiga a máfia do lixo, suposto esquema de fraudes em concorrências públicas para limpeza urbana na cidade e em mais 15 municípios do Estado e de Minas Gerais.
Segundo Benedito Antonio Valencise, delegado seccional de Ribeirão Preto, o pedido será encaminhado à tarde ao fórum local. "As fraudes nas licitações estão 100% comprovadas. Não há duvida alguma", afirmou Valencise.
O pedido vai poupar o quinto ex-diretor envolvido, o advogado Rogério Buratti, porque ele teria colaborado com a investigação quando esteve preso em agosto, por outro inquérito. Buratti é ex-secretário de Governo de Antonio Palocci na Prefeitura de Ribeirão Preto em 1993 e 1994, em sua primeira gestão (1993-1996).
Estão indiciados por formação de quadrilha, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro e terão a prisão preventiva pedida, segundo o delegado, o ex-presidente do grupo Leão Leão Luís Cláudio Ferreira Leão e os ex-funcionários Marcelo Franzine, Wilney Barquete e Fernando Fischer. Não há prazo para a prisão dos indiciados, de acordo com o delegado.

Outro lado
Ferreira Leão informou, por meio de assessoria, que está "colaborando com as investigações de que é alvo, prestando todos os esclarecimentos e se colocando à disposição". Afirmou ainda que "estranha e lamenta o possível pedido de prisão, pois tem residência fixa e comparece toda vez que é solicitado". O advogado de Wilney Barquete, Renato Martins, afirmou que, pelas mesmas razões, não há motivo para a prisão preventiva de seu cliente. A reportagem não conseguiu falar com os advogados de Franzine e Fischer. Em depoimento, ambos negaram as acusações. (MARCELO TOLEDO)


Texto Anterior: Escândalo do "mensalão"/Eleições no PT: Presença maciça do Campo no 2º turno é trunfo de Berzoini
Próximo Texto: Escândalo do "mensalão"/Fisco: Meirelles tem R$ 148 mil em imposto a receber, vê Receita
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.