São Paulo, domingo, 29 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Candidatos tiveram distribuição de espaço editorial semelhante na Folha

DA REDAÇÃO

Na cobertura do segundo turno da eleição em São Paulo, a Folha destinou 51,47% de seu espaço noticioso para a candidata Marta Suplicy (PT) e 48,53% para Paulo Maluf (PPB).
Os dados fazem parte da consolidação final do levantamento realizado pelo Datafolha sobre a cobertura no segundo turno da eleição municipal.
A análise qualitativa dos dados, que atribuiu teor positivo, negativo ou neutro ao material publicado, segundo o ponto de vista de cada candidato, também mostra equilíbrio.
Marta foi citada positivamente em 52,46% do noticiário e Maluf em 45,88%, considerando o jornal todo -Primeira Página, Opinião, Brasil/Eleições e outros cadernos. Analisando apenas o caderno Brasil/Eleições isoladamente, a candidata do PT teve 54,74% das menções positivas e o candidato do PPB, 50,25% (veja o quadro nesta página).
A qualificação do noticiário foi feita pelo Datafolha com o acompanhamento e a arbitragem do Programa de Qualidade (núcleo de apoio à Redação da Folha) nos casos de dúvida.
Há seis anos, o Datafolha faz a quantificação do noticiário eleitoral. O levantamento tem como objetivo fornecer subsídios à Redação para que a cobertura das eleições seja feita de maneira equânime e pluralista.
A metodologia abrange textos, fotos e artes que mencionem, de maneira explícita, os dois candidatos.


Texto Anterior: Maluf vai a santo das causas impossíveis
Próximo Texto: Marta quadro a quadro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.