São Paulo, domingo, 29 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Duciomar tem base assistencialista

DA ENVIADA ESPECIAL EM BELÉM
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM


A carreira política do deputado estadual e candidato a prefeito de Belém, Duciomar Costa (PSD), 44, é baseada no seu trabalho assistencialista.
Há 12 anos atuando na periferia, Duciomar criou a Funcosta (Fundação Duciomar Costa) como suporte para suas atividades, que vão desde distribuição de óculos e remédios até oferta de ônibus para festas, enterros e excursões. "O que faço é ajudar a população carente desta cidade", justifica.
Todos os ônibus, porém, têm o nome do deputado pintado com grande destaque nas laterais.
No início da campanha, Duciomar mostrou na TV depoimentos de pessoas que teriam sido beneficiadas pela Funcosta. O deputado, no entanto, foi proibido de continuar a vinculação das imagens por causa de uma ação dos advogados do seu adversário, o prefeito Edmilson Rodrigues (PT).
A carreira política de Duciomar foi crescendo na mesma proporção que sua fundação, que hoje tem até um barco pronto para funcionar depois das eleições.
Quando se elegeu vereador em 1988, recebeu 1.384 votos, o eleito menos votado. Dez anos depois, elegeu-se pela segunda vez deputado estadual, com mais de 40 mil votos. "Fui o deputado estadual mais votado da história do Pará."
Duciomar já foi feirante e taxista e hoje carrega o diploma de bacharel em direito. Mas o principal alvo dos ataques dos seus adversários é outro diploma. Duciomar foi condenado em 1994 pelo uso de um diploma falso de médico.


Texto Anterior: Petista se inspira na Cabanagem
Próximo Texto: Belo Horizonte: Célio lidera com 57% dos votos válidos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.