São Paulo, domingo, 29 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERIOR

Disputa também foi federalizada

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

A campanha nas três cidades do interior de Minas que têm segundo turno hoje -Contagem, Uberlândia e Juiz de Fora- foi marcada pela disputa política envolvendo o governador Itamar Franco (sem partido) e o governo federal.
Os candidatos gastaram boa parte do tempo buscando mostrar aproximação ou distanciamento com o grupo político de Itamar ou de FHC.
Os três municípios, que são os maiores do Estado, têm candidatos do PMDB, ex-partido de Itamar, disputando o segundo turno contra candidatos do PSDB, PPB e PFL.
Após muito relutar, o governador declarou apoio a dois peemedebistas, no início da semana.
Em sua terra natal, Juiz de Fora, Itamar declarou, na segunda, apoio ao prefeito Tarcísio Delgado (PMDB), que usou as declarações em seus últimos programas de rádio e TV.
Dias antes, o adversário do prefeito, o deputado estadual Alberto Bejani (PFL), havia recebido visitas de várias lideranças de seu partido, entre elas, o presidente nacional, Jorge Bornhausen.
Na terça, Itamar manifestou apoio ao deputado federal Zaire Rezende (PMDB), que disputa a Prefeitura de Uberlândia contra o pepebista Luiz Humberto Carneiro.
No mesmo dia, o governador gravou declarações de apoio para serem usadas no horário eleitoral do peemedebista.
Zaire ressaltou, na ocasião, que as candidaturas progressistas do Estado, que estariam "lutando contra as forças neoliberais do governo federal", ganharam um importante reforço com o apoio de Itamar.
Em Contagem, o peemedebista Paulo Mattos, prefeito da cidade, não recebeu o apoio explícito de Itamar, mas teve durante sua campanha o auxílio do vice-governador Newton Cardoso (PMDB), que tem em Contagem o seu reduto eleitoral. A tônica da campanha do prefeito foi ligar a candidatura do adversário, o tucano Ademir Lucas, à figura de FHC. (RB)


Texto Anterior: Frases 2
Próximo Texto: Porto Alegre: Genro está próximo de segundo mandato
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.