UOL

São Paulo, quarta-feira, 30 de abril de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Prato frio
FHC telefonou para tucanos a fim de orientar o partido a votar a favor da abertura do processo de cassação de ACM em razão dos grampos ilegais na Bahia.

A conferir
A bancada do PT no Senado combinou apresentar recurso ao plenário da Casa se José Sarney (PMDB) e a Mesa arquivarem o processo de cassação de ACM. Resta saber se o Planalto, que tem feito de tudo para não desagradar ao PFL, permitirá.

Argumento de defesa
Orientado por advogados, ACM não aceitou acordo costurado por pefelistas pelo qual, em vez de cassação, senadores do Conselho de Ética recomendariam a suspensão de seu mandato. Avaliou que seria uma admissão de culpa, o que complicaria a sua situação na Justiça.

Novela mexicana
O governo faz nova ofensiva hoje para atrair o PMDB. José Dirceu (Casa Civil) almoçará com os governadores do partido e os líderes Renan Calheiros (Senado) e Eunício Oliveira (Câmara). À noite, Lula deverá jantar com José Sarney (AP).

DNA palaciano
Renan Calheiros (AL) não aceitou convite feito por tucanos e pefelistas para que o PMDB integre o bloco de oposição no Senado, formado ontem na Casa pelos dois partidos. A liderança do grupo será do pefelista Efraim Morais (PB).

Acidente de trabalho
Um garçom derrubou uma bandeja de bebida no Doutor Rosinha no almoço de Lula com a bancada do PT. Famoso por sua longa barba branca, o deputado teve de tomar banho e colocar uma roupa emprestada pelo anfitrião João Paulo.

Direitos iguais
Deputadas petistas protestaram quando Lula, na reunião de ontem, convidou a bancada para um jogo de futebol. Disseram que ele deveria organizar eventos dos quais elas também pudessem participar.

Fora do padrão
FHC deixou para Lula assinar a criação de seis unidades de conservação ambiental no país. Só que, descobriu-se agora, as audiências públicas obrigatórias foram feitas pela internet. Os processos serão reabertos.

Avaliação de adversário
Alckmin prevê uma inflação em 2004 maior do que a estimada por Lula. A Lei de Diretrizes Orçamentárias que o governador enviará hoje à Assembléia de SP aponta um índice de 9% (IGP/ DI) -contra 7,5% estimados pelo Planalto.

Roupa suja
Os senadores Aloizio Mercadante e Heloísa Helena travaram uma dura discussão, ontem, em reunião da bancada do PT. Gritos e palavrões foram ouvidos fora da sala. A parlamentar petista chegou a colocar o dedo no nariz do líder do governo.

Código de conduta
Suplicy saiu em defesa de Heloísa Helena. Disse que Mercadante também criticou o governo e nem por isso foi pedida a sua expulsão do PT. Lembrou que ele ameaçou dar declarações bombásticas para fazer o dólar subir se o Planalto não impuser limites à queda da moeda.

Vampiro governista
No fim da noite de segunda, petistas que se reuniam há horas pediram um lanche. Alguns deputados sugeriram sanduíche natural. Paulo Pimenta (RS), da direita do PT, protestou: "Quero carne. Preciso de sangue para aumentar minha agressividade contra os radicais".

Visitas à Folha
Ricardo Miranda, presidente da Sky, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço.
 
O vereador Eliseu Gabriel (PDT-SP) visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Maria José O"Neill, presidente do Instituto Nacional de Prevenção às LER/Dort.

TIROTEIO

Do senador Jefferson Péres (PDT), sobre Lula entregar as propostas de reformas ao Congresso acompanhado dos governadores:
- Falta sutileza ao governo. Muitos interpretam esse gesto como uma tentativa do Planalto de coagir o Congresso.

CONTRAPONTO

Disputa de bola

A bancada federal do PT se reuniu ontem com Lula na casa do presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP).
Foi um encontro duro. Em seu discurso, Lula atacou os radicais do partido, principalmente o deputado Babá (PA), que tem se posicionado contra as reformas.
Após o almoço, o clima ficou mais ameno. Ao final, o anfitrião João Paulo agradeceu a Lula e aos deputados e propôs que novas reuniões fossem feitas regularmente.
- Na próxima vez vamos fazer um futebol. Tem um gramado lindo aqui na sua casa- sugeriu um deputado.
Outro parlamentar lembrou que o próprio João Paulo e os ministros Palocci Filho e Ricardo Berzoini já se machucaram em peladas. E provocou:
- É bom mesmo fazer um futebol. Assim a gente resolve os problemas internos dando caneladas no pessoal da esquerda!


Próximo Texto: Mudança e conflito: Lula ameaça rebeldes e diz que PT esquece "peãozada"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.