UOL

São Paulo, sexta-feira, 30 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÚNEL DO TEMPO

Lula é presenteado por metalúrgicos durante visita a montadora em São Bernardo do Campo

Presidente ganha escultura e sapatos

DA REPORTAGEM LOCAL

João Ferrador, o mascote criado pelo quadrinista Laerte para o Sindicado dos Metalúrgicos do ABC durante as greves do ABC nos anos 80, reapareceu ontem nos braços do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em vez de um rosto barbudo e carrancudo e a frase-slogan "hoje eu não tô bom", um sorriso e a sentença simpática: "Hoje eu tô bom".
Lula recebeu a escultura em madeira da nova versão do João Ferrador das mãos do metalúrgico Armando Fagundes Silva, 54, que conhece desde 1976, quando trabalhava na indústria de aço Villares. Foi um presente dos metalúrgicos mais antigos do ABC.
João Ferrador surgiu nas páginas do jornal do Sindicato dos Metalúrgicos e era o símbolo de um sindicalista combativo para sepultar a imagem de líderes tidos como pelegos na época do regime militar.
Ao entregar a escultura a Lula, Armando Fagundes Silva diz ter ouvido do presidente: "Você precisa aparecer mais lá em casa".
Lula recebeu de presente ainda um sapato de segurança usado pelos metalúrgicos para "se proteger das cobras de Brasília", como afirmou um deles.
O presidente participou da entrega simbólica pela Ford da doação ao Fome Zero de 225 toneladas de alimentos, resultado de uma campanha realizada em fevereiro. Para cada caminhão vendido, a montadora se comprometeu a doar 200 quilos de alimentos. Os alimentos seguiriam de São Bernardo para Santos, onde seriam embarcados até o Ceará para distribuição.
A empresa anunciou ainda que, a cada caminhão vendido, destinará R$ 100 para a coordenação do Fome Zero.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Lula diz que consertará o país como um "peão"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.