São Paulo, quarta-feira, 30 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretaria cria disque gratuito

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Secretaria Especial dos Direitos Humanos lançou ontem o Disque-Direitos Humanos. Discando para o número 100, as pessoas poderão fazer denúncias e receber orientações sobre violações dos direitos humanos. A ligação é gratuita.
O serviço está em fase de implantação, atendendo apenas a ligações do Distrito Federal. Em três semanas, passará a atender 24 horas de qualquer parte do país.
O lançamento ocorreu na abertura da 9ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos, na Câmara. O evento teve a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos presidentes da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
O ministro Nilmário Miranda (Direitos Humanos) explicou que o Disque-Direitos Humanos, quando estiver em operação plena, terá capacidade de atender a até 60 mil ligações por mês. As denúncias serão encaminhadas para delegacias e órgãos competentes.
O banco de dados formado a partir das ligações ficará à disposição para pesquisas e estudos.
Segundo Nilmário, esta é a mais importante conferência de Direitos Humanos já feita no país. Para ele, é a primeira vez que o evento ocorre depois de conferências regionais, nas quais foram apontadas necessidades regionais e nacionais para a área.


Texto Anterior: Governo: Lula ouve críticas sobre direitos humanos
Próximo Texto: Militares: Comandante diz ter "certeza" de reajuste
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.