São Paulo, terça, 30 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PFL deverá desistir de Cabrera no Senado

da Reportagem Local

O PFL paulista deverá anunciar nos próximos dias que desistirá do lançamento da candidatura de Antonio Cabrera ao Senado, declarando o apoio do partido ao pepebista Oscar Schmidt.
Reunião da Executiva estadual do PPB oficializa hoje o nome de Oscar, ex-secretário municipal dos Esportes, para a disputa do cargo. As suplências correspondentes à vaga deverão ser entregues ao PL, que também integra a coligação, e ao próprio PPB.
A manobra que permitiu o isolamento de Cabrera foi possível a partir da renúncia do primeiro suplente da chapa aprovada em convenção pelo PFL.
Com a desistência do banqueiro Manoel Pires da Costa, a continuidade da chapa dependeria de uma indicação da Executiva para o preenchimento da vaga.
Segundo a Folha apurou, o partido não pretende apontar um substituto, o que inviabilizará a candidatura de Cabreira.
Embora o acordo que definiu a coligação entre as duas legendas garantisse aos pefelistas a vaga de vice-governador e de senador na chapa, o nome de Cabrera não foi aprovado pelo PPB depois que o ex-ministro indicou dois membros de seu partido para ocupar as duas suplências.
Lideranças dos dois partidos afirmam que entendimento anterior previa a entrega da primeira suplência ao PPB.
Cabrera nega a existência do acordo e, depois de uma tentativa fracassada de anulação judicial da convenção de seu partido, promete manter seu nome na disputa.
"Tive 86% dos votos dos convencionais. É nessa maioria que vou me basear. Um grupo pequeno de pessoas não pode ser contra a convenção", disse.
A cúpula do PFL paulista entregou ontem a Paulo Maluf, candidato do PPB ao governo, documento em que classifica como "egoísta" a atitude de Cabrera.
No manifesto ainda foi reproduzida moção lida durante a convenção nacional do PFL em que lideranças do partido reafirmam apoio às decisões da Executiva estadual. (PATRICIA ZORZAN)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.