São Paulo, terça, 30 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUESTÃO AGRÁRIA
Proximidade seria acaso
Sem-terra invadem fazenda vizinha a FHC

da Sucursal de Brasília

Cerca de 200 famílias sem terra invadiram anteontem a fazenda Mangues, em Buritis (MG), a 30 km da fazenda Córrego da Ponte, do presidente Fernando Henrique Cardoso.
A invasão foi anunciada pelo coordenador do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) no Distrito Federal, Celito Carlos. Segundo ele, a fazenda tem 1.600 hectares e é improdutiva.
Carlos disse que não há interesse do MST em promover invasões nas áreas próximas à propriedade do presidente e que a invasão visa apenas a atender famílias sem terra do entorno de Brasília.
Em 95, o MST começou a invadir municípios próximos ao Distrito Federal. A primeira grande invasão ocorreu na fazenda Barriguda, a 80 km das terras de FHC.
Na época, os sem-terra ameaçaram invadir a fazenda do presidente caso a área invadida não fosse desapropriada. Em resposta, FHC disse que, se sua fazenda fosse invadida, iria agir como proprietário rural e chamar a polícia.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.