São Paulo, terça, 30 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IGREJA
Católicos não devem responder a eventuais agressões; cardeal considera 'justa' presença de FHC em ato de evangélicos
Provocação deve ser evitada, diz d. Eugenio

da Sucursal do Rio

O cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, d. Eugenio Sales, disse ontem que a orientação da arquidiocese é que católicos mais radicais evitem revidar eventual ato de agressão ou de provocação de evangélicos durante a visita do papa João Paulo 2º.
D. Eugenio afirmou também que eventuais atos contra a vinda do papa partiriam de "algumas pessoas evangélicas" e não "dos evangélicos". Ele disse que tem recebido "apoios de pastores protestantes de diversas denominações".
"Devemos evitar que esse bom relacionamento com inúmeras denominações protestantes sofra qualquer prejuízo", afirmou, em entrevista na sede da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), no centro.
O cardeal disse achar "muito justa" a participação anteontem do presidente Fernando Henrique Cardoso no 2º Congresso Mundial das Assembléias de Deus, em São Paulo.
"Aliás, ele disse que era presidente de todos os brasileiros e não só dos católicos. Portanto, acho muito natural que ele esteja lá", declarou.
D. Eugenio participou do lançamento oficial do CD "João Paulo 2º - História de uma Vida Santa". Em 70 minutos de gravação, em forma de radionovela, atores contam a história da vida do polonês Karol Wojtyla, mais tarde papa João Paulo 2º.
Ao preço médio de R$ 15, o CD tem como objetivo popularizar a vida do papa. "Este CD vai trazer para o povo o exemplo de uma vida, de uma alma santa", afirmou d. Eugenio.
O cardeal voltou a criticar a ação da Associação das Mulheres Católicas pelo Aborto. "Essas mulheres não são católicas, pois são contra a Igreja Católica", disse.
A associação fez manifestação anteontem em praias do Rio defendendo o aborto, condenado pela igreja mesmo nos casos autorizados pela legislação brasileira (gestação em caso de estupro ou ameaça à vida da mãe).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.