São Paulo, quarta, 30 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PROTESTO
Ex-garimpeiros querem pagamento
Manifestantes no PA liberam agência

da Agência Folha, em Belém

Os cerca de 2.000 ex-garimpeiros de Serra Pelada que cercam a agência da CEF (Caixa Econômica Federal) em Marabá (PA) decidiram ontem em assembléia pela manhã liberar a entrada do banco.
A decisão foi tomada depois que a Justiça Federal pediu a intervenção do Exército para a desobstrução da agência. O Exército, até o final da tarde de ontem, não havia sido acionado.
Desde quinta-feira, os manifestantes bloqueavam a entrada de clientes e funcionários às agências do Banco do Brasil e CEF da praça. Anteontem, eles decidiram pela liberação do Banco do Brasil, que ontem funcionou normalmente das 9h30 às 16h.
Os ex-garimpeiros de Serra Pelada reivindicam o pagamento individualizado de R$ 120 milhões, referentes ao paládio, sobra de 911 quilos de ouro extraídos no início dos anos 80.
Outro protesto acontece na área da Vale do Rio Doce, em Serra Leste. Cerca de 30 ex-garimpeiros ligados à Coomigasp (Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada) pedem o repasse do dinheiro à cooperativa.
Na sexta-feira passada, eles destruíram cercas e invadiram uma área próxima a um escritório de pesquisa. A Vale transferiu pesquisadores da área, disse a PM.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.