São Paulo, segunda-feira, 30 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Belford Roxo tem disputa apertada

DA SUCURSAL DO RIO

A apuração nos municípios de São Gonçalo (a 20 km do Rio) e Belford Roxo (Baixada Fluminense, periferia da capital) transcorria de forma lenta.
Até as 20h, somente 15,72% das urnas tinham sido apuradas em Belford Roxo, em uma disputa bastante apertada. A prefeita Maria Lúcia dos Santos (PSDB), apoiada por Garotinho, tinha 50,32% dos votos, contra os 49,68% obtidos pelo adversário, Waldir Zito (PPS). A diferença era de menos de 200 votos.
Em São Gonçalo, o candidato de Garotinho, o prefeito Edson Ezequiel (PDT), perdia para o deputado estadual Henry Charles (PMDB).
Com 16,75% das urnas apuradas, Charles tinha 55,92% dos votos. O prefeito tinha 44,08%.
Dois homens e uma mulher foram presos em Belford Roxo acusados de distribuir panfletos falsos e de ofender eleitores.
Segundo a Polícia Federal, Antônio Grillo, Celso da Silva Paula e Marcela Cunha Alves espalhavam panfletos de propaganda do candidato Zito, mas que traziam o número de sua adversária.
Vestidos com camisas em que o número 23, de Zito, se destacava, Grillo, Silva Paula e Marcela estariam debochando e xingando as pessoas que passavam pelas ruas de Belford Roxo.
Para os policiais, a estratégia do trio era a de vincular o candidato Zito aos xingamentos e desaforos, com o propósito de fazer com que os eleitores deixassem de votar nele.
Em depoimento ao delegado federal Marcelo Nery, os presos disseram ter sido contratados em Nova Iguaçu (município vizinho), por R$ 50, por um homem conhecido apenas pelo apelido de Baiano,
O juiz eleitoral de Belford Roxo, Antônio Carlos Arrabida, disse que os acusados deverão ser processados.
"Estamos procurando identificar quem são os autores do tal panfleto."



Texto Anterior: Governador perde com resultados no Rio
Próximo Texto: Jorge Silveira se reelege em Niterói
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.