São Paulo, quinta-feira, 30 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Perto das eleições, corrupção é a principal preocupação no país

DO ENVIADO ESPECIAL A ABUJA

Na chegada à Nigéria, um pequeno cartaz ainda no aeroporto revela qual a maior preocupação do país no momento. "Diga não à corrupção", diz o texto em inglês, escrito à mão e colado em uma porta de vidro.
Apontado como um dos países mais corruptos do mundo pela ONG Transparência Internacional, a Nigéria ainda luta para tentar apagar a imagem. Pesquisa da entidade mostrou que 30% dos nigerianos já foram subornados.
Nos hotéis, hóspedes recusam-se a pagar em cartão de crédito, com medo de fraude.
Dois terços dos governadores respondem a processos por corrupção. Um cálculo do principal órgão de combate à corrupção local estima que US$ 700 bilhões tenham sido desviados nos últimos 40 anos.
A Nigéria escolherá em maio de 2007 seu novo presidente. O atual presidente, Olusegun Obasanjo, tentou aprovar, sem sucesso, uma lei que lhe permitiria disputar a reeleição mais uma vez. A proibição deixou um vácuo de postulantes fortes ao poder nas eleições. (PDL)


Texto Anterior: Política externa não vai mudar, afirma Amorim
Próximo Texto: PFL lança a candidatura de José Agripino à presidência do Senado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.