|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
ELEIÇÕES 2006/PRESIDÊNCIA
Planalto lança campanha regionalizada de 15 dias para mostrar "investimentos da União" em cinco Estados -inclusive SP e RJ- e no DF
Governo divulga ações em redutos adversários
CATIA SEABRA
DA REPORTAGEM LOCAL
O Palácio do Planalto lançou,
esta semana, uma campanha para
promoção das ações federais em
São Paulo e no Rio de Janeiro, redutos dos principais adversários
do presidente Luiz Inácio Lula da
Silva. Batizada de "Investimentos
da União nos Estados", a campanha terá duração de 15 dias, em
rádio, TV e jornais.
Além de São Paulo e Rio, haverá
divulgação regionalizada das
obras do governo federal em outras quatro Unidades Federativas.
Coincidentemente, todas administrados por governadores não
alinhados ao Palácio: Minas Gerais -governada pelo PSDB-,
Rio Grande do Sul, Paraná e Distrito Federal -os três têm governadores do PMDB.
Originalmente, a campanha seria estendida a mais cinco estados, também governados por adversários do governo: Pernambuco (PMDB), , Bahia (PFL), Goiás,
Ceará e Pará (todos do PSDB).
Mas ficou restrita a seis.
Desenvolvida pela agência Lew,
Lara, a campanha tem custo de
R$ 20 milhões, incluído o pagamento de espaço para a divulgação. Na TV, são comerciais de 60
segundos, com a apresentação de
obras sociais e de infra-estrutura
nos Estados.
Nos jornais, a lista de ações é encabeçada por um texto comum,
variando apenas segundo o nome
do Estado. Por exemplo: "O Governo Federal trabalha pelo desenvolvimento. E São Paulo cresce com o Brasil".
Para o Estado de São Paulo -
domicílio eleitoral do governador
Geraldo Alckmin e do prefeito José Serra, ambos tucanos - o Governo selecionou três ações. Além
da destinação de R$ 522,3 milhões
para pagamento de 863 mil benefícios do Bolsa-família, são divulgados o projeto de ampliação e
modernização dos aeroportos e o
Serviço de Atendimento Móvel de
Urgência (Samu).
"O Bolsa-Família, principal instrumento do Fome Zero, é o
maior programa de transferência
de renda da história do País e está
ajudando milhões de paulistas",
diz o texto.
No Rio, Estado do peemedebista Anthony Garotinho, pré-candidato à Presidência, a campanha
promove ações de investimentos
na indústria naval - R$ 1,3 bilhão em financiamento entre 2003
e 2005 -, o R$ 1,4 bilhão destinado à construção da Plataforma P-50 e o Bolsa-Família.
Apelo de Lula
Idealizada em setembro, a campanha cumpre a determinação do
próprio presidente: para melhor
divulgação de seu trabalho nos
Estados. Lula fez publicamente o
apelo no discurso em comemoração da marca de 8,7 milhões de
benefícios do Bolsa-Família.
"É importante então, que cada
um de nós trate de informar o que
aconteceu neste Estado de São
Paulo, o maior Estado da Federação, que tinha tudo para não ter
pobreza. Só o governo federal gasta mais de 2 bilhões de reais com
política social e duvido que, desde
que o Brasil foi descoberto, que
tenha um presidente da República que tenha colocado tanto no
social, no Estado de São Paulo, como nós colocamos nestes 36 meses. Vejam qual é a política social
nos estados, elas não existem."
Segundo a assessoria do Palácio
do Planalto, a campanha chegará
aos outros Estados em janeiro,
também com duração de 15 dias.
Texto Anterior: Escândalo do "mensalão"/Estatais: CGU vê prejuízos em contratos dos Correios Próximo Texto: Conexão tucana: Tesoureiro diz à PF que Valério cobrou Azeredo Índice
|