São Paulo, quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Índia bate Brasil

Saiu até na Globo, "a siderurgia brasileira dá mais um lance no tabuleiro do mercado internacional do aço", "as empresas nacionais estão se transformando em multinacionais" etc. No exterior, o jogo pesado da cobertura sobre a compra da européia Corus não se mostrou tão simpático ao Brasil. A disputa opunha a CSN e a Tata. Por coincidência, na última semana o noticiário externo veio carregado de questionamentos à brasileira e de elogios à indiana. Mas um acionista da Corus disse à BBC, citada no "Guardian", que "arriscaria, com risco grande, que a CSN tem chance um pouco maior". Ele perdeu.

COINCIDÊNCIAS
Exemplo de noticiário de última hora na disputa no aço foi "Cresce o lucro da Tata", no "Wall Street Journal", em despacho de Calcutá baseado em relatório da empresa.
A brasileira aparentemente respondeu com "CSN estuda oferta pela Paz del Rio", no site do "WSJ", em despacho de São Paulo também baseado em anúncio da empresa.

"AMEAÇA"
Nada se compara, de todo modo, ao monte de despachos do "Financial Times" há uma semana, com títulos como "Embate sobre ferro ameaça proposta da CSN pela Corus", do correspondente -que deu voz a um questionamento da Vale, concorrente da CSN.
De outro lado, o sucesso da indiana Tata era previsto pelo "FT", "mesmo sem a Corus".


Gates, Stewart e o fundo de publicidade para o novo produto da Microsoft

VISTA, VISTA, VISTA
O megalançamento global do Windows Vista começou com Bill Gates -quem poderia imaginar?- no "Daily Show" da noite anterior. É o programa de humor de Jon Stewart, num canal de cabo dos EUA, Comedy Central, mas dos mais solicitados no YouTube -e no Digg, como se viu ontem, com a explosão de indicações do vídeo.
Para quem acompanha Stewart, "âncora" que questiona virulentamente à direita e à esquerda, com coragem que desapareceu das redes dos EUA, foi frustrante. Ainda que engraçada, a entrevista nem resvalou pela crítica -e era uma evidente plataforma de propaganda para a Microsoft.

DE R$ 10 A R$ 20
Por aqui, uma das notícias mais indicadas ontem no EuCurti, um Digg brasileiro, era "Windows Vista a R$ 10" nos "camelôs em São Paulo". Já a Folha Online apurou R$ 15 na rua Santa Ifigênia e R$ 20 na avenida Paulista.

VÍRUS E BUGS
Sites de edição participativa como o Slashdot destacavam ontem que avisos de vírus já ameaçam o Vista, segundo o "Guardian", e que o mercado para criar/identificar "bugs" no programa já está em ação, segundo o "New York Times".

meiobit.com/Reprodução
Imagem do videogame Nintendo Wii, com o canal da agência AP


TV E MAIS TV
No "Daily Show", sobre "o futuro", Bil Gates confirmou que a Microsoft vem desenvolvendo TV para a internet.
Não está sozinho. Há pouco os fundadores do Skype e do KaZaA se uniram para lançar o serviço de vídeo Joost, um YouTube com qualidade de imagem bem maior, já em fase "beta", de testes. E agora surge outro, o Babelgum, já em "beta" e até com blogueiros brasileiros participando.
A TV on-line está por todo lado, até no Nintendo Wii, como informa o blog Meio Bit, via Carlos Cardoso. O Wii já tem três canais, sobre internet, tempo e notícias da AP.

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Mídia: Jornal "Destak" diz cumprir legislação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.