São Paulo, domingo, 31 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMPRENSA
Folha conclui 28º programa de formação de jornalistas, que durou dois meses e teve nove participantes
Caderno sobre crise encerra treinamento

da Redação

Com a produção de um caderno especial sobre os efeitos da recente crise econômica no orçamento e na vida cotidiana das famílias brasileiras, terminou na última sexta-feira o 28º programa de treinamento da Folha.
A edição do caderno, coordenada pela diretora da Sucursal de Brasília, Eliane Cantanhêde, teve como objetivo principal pôr em prática os conceitos aprendidos durante o programa.
Ao longo de mais de oito semanas, os nove participantes, entre estudantes e jovens profissionais, exercitaram os princípios jornalísticos defendidos pelo projeto editorial da Folha.
Praticaram a seleção de temas (pautas, no jargão) que permitam uma abordagem mais criteriosa dos fatos e a redação de textos didáticos e contextualizados. Também se familiarizaram com o "Novo Manual da Redação".
Ainda de acordo com o projeto editorial, dedicaram-se a produzir reportagens ponderadas, críticas, aprofundadas e interessantes.
Além da prática jornalística, que incluiu uma entrevista coletiva com o prefeito de São Paulo, Celso Pitta, o programa teve cursos de português, matemática financeira e jornalismo auxiliado por computador (Internet, planilhas de cálculo e bancos de dados).
Durante as primeiras quatro semanas, os participantes do programa foram orientados pelo editor-adjunto de Esporte, Júlio Veríssimo. Sob a supervisão de Veríssimo, levaram a cabo todas as etapas da produção jornalística, da escolha dos assuntos ao desenho das páginas e à edição final.
O caderno "E Agora, Classe Média?", que mostra como a crise afeta a qualidade de vida dos brasileiros e quais as opções para continuar usufruindo de bons serviços, foi elaborado pela equipe de trainees nas últimas duas semanas.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.