São Paulo, terça, 31 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SUCESSÃO
Ex-presidente deixa posto de embaixador na OEA e diz que vai insistir em candidatura à Presidência
FHC "não perde por esperar', diz Itamar

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
de Washington


"O presidente não perde por esperar. Eu sou um ex-presidente da República. Amanhã, o que aconteceu comigo pode acontecer com ele."
Essas são algumas das frases demonstrando ressentimento com seu sucessor ditas em Washington ontem por Itamar, depois de ter se despedido da Organização dos Estados Americanos (OEA).
Itamar serviu como embaixador do Brasil junto à OEA por 19 meses. No seu último discurso, defendeu a reintegração de Cuba à entidade: "Chegou o momento de fazermos um gesto de grandeza".
Mas não foram questões de política externa que ganharam sua atenção na entrevista coletiva que deu após ter sido homenageado pelos seus colegas da OEA.
"O Brasil precisa de uma proposta alternativa", disse Itamar para defender a decisão de voltar a apresentar seu nome ao PMDB para ser candidato à Presidência.
Para ele, a convenção deste mês, que resolveu não lançar candidato próprio, não teve "validade jurídica". "Aquela convenção foi uma convenção fascista, onde se percebia que os elementos que ali estavam estavam sendo pagos."
Itamar acusou o governo de ter "mudado tudo" no Plano Real. Ele reivindicou para si mesmo e para o ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero os méritos pelo plano de estabilidade econômica de 1994.
Segundo ele, "o grupo econômico do sr. presidente da República", quando deixar o governo, "vai servir às empresas multinacionais, fundar seus bancos, vender informações da administração pública a essas empresas".
Perguntado se sente-se traído pelo atual presidente, afirmou que "evidentemente o sr. presidente da República participou dessa baderna (a convenção do PMDB)".
Depois de uma visita a Cuba como cidadão particular, Itamar pretende voltar ao Brasil e lutar para o PMDB lançar candidato próprio. Se não conseguir, Itamar diz que vai "procurar outra alternativa", sem especificá-la.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.