São Paulo, terça, 31 de março de 1998

Texto Anterior | Índice

MÍDIA

Polícia apura veracidade de reportagem

da Sucursal do Rio

A Polícia Civil do Rio abriu ontem inquérito para apurar se o jornal carioca "O Dia" forjou reportagem publicada no último dia 15 que mostrava o suposto consumo de cocaína por um casal, na presença do filho de oito anos.
A diretora de redação do jornal, Ruth de Aquino, negou que tenha havido fraude na reportagem.
O advogado contratado pelo "O Dia", Felipe Amodeo, anunciou que deverá entrar hoje no STJ (Superior Tribunal de Justiça) com queixa-crime contra o governador Marcello Alencar (PSDB-RJ).
De acordo com Amodeo, o governador teria infringido a lei ao apresentar ao público informações sobre a investigação policial antes da abertura do inquérito.
O governador qualificou a reportagem como "uma montagem". "Vemos uma montagem que tem de ser apurada", disse.
A reportagem descreve um casal consumindo cocaína sobre a capa de uma Bíblia, diante do filho. O texto é acompanhado por fotos.
Com a publicação da reportagem, o governador determinou à polícia que investigasse os supostos viciados. Em depoimento à polícia, o mecânico I.F., 31, disse que recebeu R$ 50 do repórter para a simulação da cena. Ele afirmou que o pó branco seria maisena.
A diretora do jornal disse que o repórter deu R$ 50 por conta própria, pagando pela entrevista.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.