São Paulo, sexta-feira, 31 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC prejudicou Minas, diz Garotinho

MURILO FIUZA DE MELO
ENVIADO ESPECIAL A GOVERNADOR VALADARES

O presidenciável do PSB, Anthony Garotinho, disse ontem que o eleitor mineiro que votar no pré-candidato tucano, José Serra, estará "traindo o seu Estado".
Ele acusou o governo federal de ter abandonado Minas Gerais por causa da briga política entre o governador Itamar Franco (PMDB) e o presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
"Nunca, na história do Brasil, Minas Gerais foi tão humilhada quanto no governo Fernando Henrique. As estradas federais parecem uma mesa de sinuca: têm um buraco a cada esquina."
Segundo Garotinho, os mineiros foram transformados "em reféns" do governo federal.
Desde que foi oficializado pré-candidato, em dezembro, ele foi ao Estado (segundo maior colégio eleitoral do país) 32 vezes -a São Paulo, 30. Ontem foi a Governador Valadares, Montes Claros, Uberlândia, Varginha, Juiz de Fora e Viçosa. O trajeto foi feito em um táxi aéreo da Líder -segundo Garotinho, alugado pelo PSB.
"As cidades são escolhidas pelo seu potencial eleitoral, mas principalmente por serem pólos difusores de notícias que atingem todas as regiões do Estado." As cinco cidades estão entre os maiores colégios eleitorais do Estado, reunido 1,03 milhão de eleitores (cerca de 8% do eleitorado mineiro).
A mídia, aliás, é fator decisivo para a elaboração da agenda do ex-governador. Com pouco tempo na TV, ele escolhe cidades que dispõem de repetidoras de grandes emissoras. Os municípios visitados ontem são cobertos por afiliadas da Rede Globo. "Estive em cinco cidades, mas as TVs e as rádios vão difundir a minha presença para todo o Estado."
Nas cidades, exceto Viçosa, onde participou de um show gospel, Garotinho manteve a mesma programação: inaugurou escritórios regionais do partido e concedeu entrevistas à mídia local. Quando começou a campanha, em dezembro, o ex-governador contava com 108 diretórios municipais em Minas; hoje, o número de diretórios subiu para 420.


A convite do presidenciável do PSB, o repórter da Folha acompanhou as viagens de Anthony Garotinho a Montes Claros, Uberlândia, Varginha e Juiz de Fora no jatinho fretado pelo partido



Texto Anterior: Suplicy defende pesquisa para escolher vice de Lula
Próximo Texto: ACM anuncia voto em Ciro no 1º turno
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.