São Paulo, terça-feira, 31 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

CAMPO MINADO

MST volta a invadir terras no Pontal
O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiu a fazenda Guarani, em Presidente Bernardes (SP), retomando suas ações no Pontal do Paranapanema. Segundo a Polícia Militar, a invasão começou no sábado e foi reforçada no domingo, concentrando agora cerca de 40 pessoas. O MST alega que há 97 integrantes no local.
A assessoria do Instituto de Terras do Estado de São Paulo informou que a área tem 667 hectares e foi julgada devoluta em ação em andamento movida pelo Estado. A assessoria do arrendatário do imóvel, Nilson Riga Vitalli, que cria gado, afirmou que ele deve entrar com o pedido de reintegração de posse nos próximos dias.
Além da Guarani, o MST invadiu no final de semana a fazenda Santo Expedito, em Teodoro Sampaio (SP), mas deixou o local no mesmo dia. A área é alvo de negociações com o governo paulista.
As ações do MST no Pontal, segundo o coordenador José Rainha Jr. disse ontem à Folha, devem-se ao "descrédito" do Ministério do Desenvolvimento Agrário e com o Incra. "Tem áreas aqui no Pontal já negociadas e o MDA e o Incra não liberam o dinheiro. Se esse ministro [Miguel Rossetto] tivesse humildade, já tinha pedido demissão". (DA AGÊNCIA FOLHA)


Texto Anterior: Argentina vê insulto em frase de Lula
Próximo Texto: Questão indígena: Polícia joga bomba em reserva em RO
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.