São Paulo, domingo, 31 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES GRÁFICAS
Programa da Folha, o primeiro na área, teve cinco semanas de exercícios sobre infografia e diagramação
Caderno sobre gripe encerra treinamento

da Redação

A edição de um caderno especial sobre o que é a gripe e como evitá-la foi a atividade de conclusão do 1º Programa de Treinamento em Artes Gráficas para Jornalismo da Folha, que terminou na última sexta-feira.
Durante cinco semanas, foram feitos exercícios práticos, discussões e oficinas de criação. Sob supervisão do editor-assistente de Arte Fábio Marra, os oito trainees tiveram aulas de como operar os programas de computador mais usados no jornal e elaboraram gráficos, mapas e quadros.
Um dos objetivos principais foi levar os trainees a refletir sobre o que estavam fazendo, a pensar no valor da informação com que estavam trabalhando. "É algo tão importante quanto a técnica, mas que acaba sendo deixado de lado", diz Marra.
Faziam parte do curso aulas de português, dadas pelo consultor da Folha Pasquale Cipro Neto, e um curso de tratamento gráfico de dados estatísticos desenvolvido especialmente para o programa por professores da faculdade de matemática da USP.

Caderno especial
O caderno, de oito páginas em formato tablóide, foi todo produzido pelos trainees nas semanas finais. Eles pesquisaram as informações, criaram os quadros e ilustrações, desenharam as páginas e escreveram a maior parte dos textos.
Nesse trabalho, foram orientados pela editora de Especiais da Folha, Paula Cesarino Costa, e tiveram como consultor o colunista e médico Jairo Bouer.
Este foi o primeiro programa de treinamento da Folha destinado a formar jornalistas da área gráfica. Nos últimos dez anos, o jornal realizou 26 cursos, voltados para o jornalismo escrito (leia texto nesta página).
Os oito trainees foram selecionados entre 715 inscritos, dos quais 180 foram chamados para um teste de conhecimentos gerais e habilidade prática.
Quarenta candidatos se classificaram para assistir a um ciclo de palestras, que precedeu o programa de treinamento.
Durante o ciclo, eles ficaram conhecendo os conceitos e objetivos do projeto gráfico da Folha e discutiram assuntos relacionados a desenho gráfico e infografia.
O designer e jornalista italiano Vincenzo Scarpellini falou sobre edição de imagem e o ilustrador e artista gráfico Rico Lins, sobre logotipia e desenho gráfico.
O designer gráfico Ariel Cepeda, professor da Universidade de Buenos Aires, falou sobre tipologia e o chefe de infografia do jornal argentino "Clarín", Jaime Serra, expôs novas tendências em jornalismo gráfico.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.