São Paulo, sexta, 31 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERNAMBUCO
Movimento de sem-terra nega existência de apelo político às ações
MST saqueia 3 caminhões na véspera da visita de FHC

VANDECK SANTIAGO
da Agência Folha, em Recife


Trabalhadores rurais sem terra fizeram ontem dois saques em Pernambuco, interceptando dois caminhões na BR-408, em Aliança (81 km de Recife), e um terceiro na PE-62, em Condado (87 km de Recife).
Desde a última segunda-feira, o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) já realizou cinco saques em Pernambuco. Dez caminhões foram atacados.
A série de saques acontece na semana em que o presidente Fernando Henrique Cardoso irá visitar Pernambuco -ele chega hoje a Recife e, em seguida, tem visita programada para Ouricuri, no sertão pernambucano.
Ocorre também no período em que FHC, candidato à reeleição, mostra tendência de crescimento eleitoral, segundo pesquisas.
O principal dirigente do MST em Pernambuco, Jaime Amorim, afirmou que os saques "não têm nenhuma relação" com as eleições e que iriam acontecer esta semana mesmo que o presidente não tivesse programado visita ao Estado.
"Quando saqueiam, o que os companheiros estão buscando não é voto. É comida", disse ele.
O MST informou ontem que vai realizar atos de protesto contra o presidente enquanto ele estiver em Pernambuco, mas não explicitou onde nem como.
Cerca de 400 pessoas participaram dos saques de ontem, segundo o MST. Eles são de quatro acampamentos da zona rural.
Os sem-terra levaram 3.000 frangos vivos, 300 quilos de salsicha, 14 toneladas de peixe, 9 toneladas de verduras e frutas e 2.902 caixas de biscoitos.
O primeiro saque, em Aliança, aconteceu por volta das 9h. Cerca de 200 sem-terra pararam dois caminhões e obrigaram os motoristas a conduzir os veículos até o acampamento Poço. Um dos motoristas atacados, Artur Soares, 21, disse que para fazer o bloqueio os sem-terra utilizaram um Uno de cor branca e uma motocicleta. O MST não confirmou a informação.
O segundo saque, em Condado, foi às 11h. Também contou com cerca de 200 sem-terra, conforme o MST. Os saqueadores são do acampamento do engenho Bonito. Os motoristas dos três caminhões prestaram queixa de roubo nas delegacias das cidades. Nenhum sem-terra foi preso.
Aliança e Condado ficam na Zona da Mata e não estão entre os 127 municípios do Estado atingidos pela seca.
De maio até ontem, o número de saques realizados pelo MST no Estado chega a 23 -12 em rodovias.
Segundo apurou a Agência Folha, o MST abandonou a prática de saquear supermercados por considerar que causavam danos à imagem. Eles dizem também que nos saques a estabelecimentos comerciais, em área urbana, a polícia chegava rapidamente ao local e o transporte de alimentos era difícil.
No caso dos caminhões, segundo o MST, a carga está sempre no seguro (os motoristas não teriam prejuízos financeiros), e os veículos são levados para os acampamentos, facilitando o transporte.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.